CURIOSIDADES SOBRE O REI SALOMÃO FINAL
Profecias Messiânicas.
Há muitas similaridades entre o reinado de Salomão e o do grande Rei Jesus Cristo, conforme profetizado nas Escrituras. Em muitos sentidos, o governo de Salomão, enquanto ele era obediente a Deus, é um modelo em pequena escala do Reino messiânico. Jesus Cristo, “algo maior do que Salomão”, veio como homem de paz, e mostra ter executado uma obra de edificação espiritual especialmente relacionada com a restauração da adoração verdadeira entre os seus seguidores ungidos no grande templo espiritual de Deus. (Mt 12:42; 2Co 6:16; Jo 14:27; 16:33; Ro 14:17; Tg 3:18) Salomão era da linhagem de Davi, assim como Jesus era. O nome de Salomão (derivado duma raiz que significa “paz”) ajusta-se ao glorificado Jesus Cristo como o “Príncipe da Paz”. (Is 9:6) Seu nome Jedidias (que significa “Amado de Jah”) harmoniza-se com a declaração do próprio Deus a respeito do seu Filho, na ocasião do batismo de Jesus: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” Mt 3:17.
O Salmo 72 é uma expressão de oração a favor do governo de Salomão: “Que os montes levem a paz ao povo . . . Nos seus dias florescerá o justo e a abundância de paz até que não haja mais lua. E terá súditos de mar a mar [evidentemente o Mediterrâneo e o mar Vermelho (Êx 23:31)] e desde o Rio [Eufrates] até os confins da terra.” Sal 72:3-8.
Sobre o Salmo 72:7 (“até que não haja mais lua”), o Commentary (Comentário) de Cook diz: “Este trecho é importante, mostrando que a idéia de um Rei cujo reinado duraria até os fins dos tempos se achava presente de forma nítida na mente do Salmista. Determina o caráter messiânico de toda a composição.” E sobre o versículo 8 de Sal 72 ele observa: “O reino seria universal, estendendo-se aos confins da terra. A extensão do domínio israelita sob Davi e Salomão era suficiente para sugerir a esperança, e poderia ser considerado pelo Salmista como um penhor de sua realização, mas, tomada em conjunto com os versículos precedentes, esta declaração é estritamente messiânica.”
O profeta Miquéias, numa profecia quase que universalmente aceita como messiânica, aproveitou as circunstâncias descritas como existentes no reinado de Salomão, no sentido de que “Judá e Israel continuaram a morar em segurança, cada um debaixo da sua própria videira e debaixo da sua própria figueira, . . . todos os dias de Salomão.” (1Rs 4:25; Miq 4:4) A profecia de Zacarias (Za 9:9, 10) cita o Salmo 72:8, e Mateus aplica a profecia de Zacarias a Jesus Cristo. Mt 21:4, 5.
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