Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

domingo, 4 de agosto de 2019

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES  SOBRE A SABEDORIA  DE  SALOMÃO.  4ª PARTE)




“E Deus continuou a dar a Salomão sabedoria e entendimento em medida muito grande, bem como largueza de coração, igual à areia que há à beira do mar. E a sabedoria de Salomão era mais vasta do que a sabedoria de todos os orientais e do que toda a sabedoria do Egito.” Mencionam-se então outros homens de sabedoria incomum: Etã, o ezraíta (evidentemente cantor do tempo de Davi e escritor do Salmo 89) e mais três sábios de Israel. Salomão era mais sábio do que estes, na realidade, “veio a ter fama em todas as nações ao redor. E ele podia falar três mil provérbios, e seus cânticos vieram a ser mil e cinco”. A extensão do seu conhecimento abrangia as plantas e os animais da terra, e seus provérbios, junto com seus escritos nos livros de Eclesiastes e de O Cântico de Salomão, revelam que ele tinha profundo conhecimento da natureza humana. (1Rs 4:29-34) Em Eclesiastes aprendemos que ele meditou muito para “achar palavras deleitosas e a escrita de palavras corretas de verdade”. (Ec 12:10) Experimentou muitas coisas, passando entre os de condição humilde e entre os enaltecidos, observando atentamente sua vida, suas obras, suas esperanças e seus objetivos, e as vicissitudes da humanidade. Enalteceu o conhecimento de Deus e a Sua lei, e enfatizou acima de tudo que ‘o temor de Deus é o princípio do conhecimento e da sabedoria’, e que toda a obrigação do homem é ‘temer o verdadeiro Deus e guardar os seus mandamentos’.  Pr 1:7; 9:10; Ec 12:13.

Seu Desvio da Justiça.
Enquanto Salomão permanecia fiel à adoração de Deus, ele prosperava. É evidente que seus provérbios foram proferidos e os livros de Eclesiastes e O Cântico de Salomão, bem como pelo menos um dos Salmos (Sal 127), foram escritos durante o seu período de serviço fiel a Deus. No entanto, Salomão começou a desconsiderar a lei de Deus. Lemos: “E o próprio Rei Salomão amava muitas mulheres estrangeiras além da filha de Faraó, mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas, das nações de que Deus havia dito aos filhos de Israel: ‘Não deveis entrar no meio delas e elas mesmas não devem entrar no vosso meio; decerto inclinarão o vosso coração a seguir os seus deuses.’ Foi a elas que Salomão se apegou para as amar. E ele veio a ter setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas esposas gradualmente lhe inclinaram o coração. E sucedeu, no tempo da velhice de Salomão, que as próprias esposas dele lhe haviam inclinado o coração para seguir outros deuses; e seu coração não se mostrou pleno para com o Sehor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai. E Salomão começou a ir atrás de Astorete, deusa dos sidônios, e atrás de Milcom, a coisa repugnante dos amonitas. E Salomão começou a fazer o que era mau aos olhos de Deus e não seguiu plenamente a Deus como Davi, seu pai. Foi então que Salomão passou a construir um alto a Quemós, a coisa repugnante de Moabe, no monte que estava defronte de Jerusalém, e a Moloque, a coisa repugnante dos filhos de Amom. E foi assim que ele fez para todas as suas esposas estrangeiras que faziam fumaça sacrificial e ofereciam sacrifícios aos seus deuses.”  1Rs 11:1-8.
Embora isso acontecesse “no tempo da velhice de Salomão”, não devemos presumir que seu desvio era por motivo de senilidade, porque Salomão era relativamente jovem quando assumiu o trono, e seu reinado durou 40 anos. (1Cr 29:1; 2Cr 9:30) O relato não diz que Salomão abandonou completamente a adoração no templo e as ofertas de sacrifícios ali. Ele parece ter tentado praticar uma espécie de ecumenismo para agradar a suas esposas estrangeiras. Por isso, “Deus ficou irado com Salomão, porque seu coração se tinha inclinado para longe do Senhor, o Deus de Israel, aquele que lhe aparecera duas vezes”. Deus informou Salomão que, em conseqüência, Ele arrancaria dele parte do reino, mas não nos dias de Salomão, por respeito a Davi e por causa de Jerusalém. Mas o faria nos dias do filho de Salomão, deixando a este filho apenas uma tribo (além de Judá), tribo que mostrou ser Benjamim.  1Rs 11:9-13.

Opositores de Salomão.
Daquele tempo em diante, Deus começou a suscitar opositores a Salomão, principalmente Jeroboão, da tribo de Efraim, que finalmente arrancou dez tribos de serem leais ao trono no tempo de Roboão, e que estabeleceu o reino setentrional que passou a ser chamado de Israel. Jeroboão, como jovem, por ser diligente, fora colocado por Salomão sobre todo o serviço compulsório da casa de José. Quem causava também dificuldades a Salomão eram Hadade, o edomita, e Rezom, inimigo de Davi que se tornou rei da Síria.  1Rs 11:14-40; 12:12-15.
Desviar-se o Rei Salomão de Deus teve mau efeito sobre o governo de Salomão. Este se tornou opressivo, sem dúvida em virtude do desgaste econômico por causa do alto custo do seu governo, que deve ter aumentado excessivamente. Havia também descontentamento entre os recrutados para trabalhos forçados, e, sem dúvida, também entre os seus supervisores israelitas. Tendo Salomão deixado de seguir a Deus de pleno coração, ele não mais recebia Dele a bênção e a prosperidade, ou a contínua sabedoria para governar em justiça e juízo, e para solucionar os problemas que surgiam. Conforme o próprio Salomão havia declarado: “Quando os justos se tornam muitos, o povo se alegra; mas quando um iníquo está dominando, o povo suspira.”  Pr 29:2.
Que esta situação surgiu é demonstrado pelo registro daquilo que aconteceu pouco depois da morte de Salomão, no governo de Roboão. Deus, por meio do profeta Aijá, mandou uma mensagem a Jeroboão, dizendo-lhe que Deus lhe daria dez tribos e que, se guardasse os Seus estatutos, Deus lhe edificaria uma casa duradoura, assim como fizera para Davi. Depois disso, Salomão procurou matar Jeroboão, que fugiu para o Egito, onde governava então um sucessor do pai da esposa egípcia de Salomão. Jeroboão permaneceu ali até a morte de Salomão. Então liderou o povo numa queixa a Roboão e finalmente numa rebelião.  1Rs 11:26-40; 12:12-20.
Embora Salomão tivesse afastado seu coração de Deus, ele ‘deitou-se com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai’.  1Rs 11:43; 2Cr 9:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA