Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

domingo, 17 de fevereiro de 2019

ESTUDANDO A PALAVRA DO SENHOR

AUTOLATRIA - A INIQÜIDADE  DO  DIABO

2) LIÇÃO
II.  A  ORIGEM  DA  AUTOLATRIA
É nas páginas do Antigo Testamento que encontraremos a origem da autolatria. Vê-la-emos no ungido querubim que, devido a sua formosura e elevada posição, exalçou-se, rebelando-se contra o Senhor. E o que diremos de nossos primeiros pais que, seduzidos com a possibilidade de serem iguais a Deus, comeram do fruto proibido? Em conseqüência, foram  Adão e Eva expulsos do Jardim do Éden, trazendo a maldição sobre todos os seus descendentes. 

1. O querubim ungido. Os profetas Isaías e Ezequiel, utilizando-se de tipos humanos, mostraram como a autolatria, com todos os seus males, foi introduzida no Universo. Isaías apresenta o príncipe babilônico como um dos mais perfeitos tipos do magistral ente celeste que, embora criado para a glória de Deus, resolveu roubar-lha para si (Is 14.12-19). Aliás, queria ele glória superior a de Deus. O profeta destaca-o também como a estrela dalva de tão perfeito que era. Lendo esta passagem, não há como evitar a pergunta: ''Pode a perfeição gerar a imperfeição? Foi o que aconteceu a esse trágico personagem. Somamente perfeita. Já Eziquiel introduz o ungido querubim, tiplificando-o a partir do rei de Tiro. Leia com atenção o capítulo 28 desse profeta, e veja quão glorioso e magnífico era aquele anjo. Sua formosura era tanta que levou à soberba, e a soberba, à  ruína. O anjo que tanto poder detinha, viu-se transformado num ser que tem as trevas como símblo. 

2. Adão e Eva embora criados segundo a imagem e semelhança de Deus, nossos primeiros pais não o glorificaram como o seu Criador e Senhor Supremo. Eram criaturas, e disto se esqueceram. E quando confrontados pelo maligno, deixaram-se iludir pela possibilidade de serem iguais a Deus  (Gn 3.5) Adão e Eva exaltaram-se, ignoraram o mandamento divino, comeram do fruto proibido e caíram em transgressão, comprometendo toda a sua descendência. Como o santíssimo Deus não tolerava (e não tolera!) a iniquidade, expulsou-os do Éden. Cumpria-se, assim, na vida de Adão e Eva a inexorável sentença: ''O salário do pecado é a morte''  (Rm 6.23). O desejo de querer ser como Deus só lhes trouxe dissabores, tristezas e maldições.

3.  A autolatria no ministério cristão. Paulo tinha em vista a queda de Satanás ao endereçar a Timóteo a seguinte recomendação: ''não seja (o bispo) neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo''  (1 Tm 3.6). O que isso significa? O obreiro não experimentado facilmente orgulha-se do que não lhe pertence, e corre o risco de ter o seu castiçal removido  (Ap 2.5). Conscientizemo-nos disto: Se estamos no ministério é porque Deus, em sua infinita misericórdia, nos chamou. Cumpra-mos, pois, fielmente o nosso mandato, e roguemos ao Senhor nos guarde da soberva. Cuidado! A autolatria é uma praga: não pode ser acalentada. Somente Cristo haverá de ser exaltado na Igreja de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA