O PROPÓSITO DA CRIAÇÃO
NESTE ARTIGO, O PR. SILAS MALAFAIA FALA SOBRE O DESÍGNIO DE DEUS NA CRIAÇÃO DO HOMEM
16/09/2019
O homem foi criado por Deus. Ele não é produto do acaso nem é o resultado final de uma evolução de milhões de anos. Não procedemos de uma ameba, nem dos macacos, mas de Deus. Se a Bíblia for corretamente interpretada, e a ciência for corretamente entendida, elas não irão se contradizer, pois ambas tratam sobre assuntos que são relacionados a Deus. A verdade incontestável é que o homem foi criado para ser imagem e semelhança do Senhor: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; [...] E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou (Gênesis 1.26,27).
Somos a imagem criada a partir do Todo-poderoso. Ele criou o homem do pó da terra e soprou o fôlego de vida em suas narinas. Assim, a humanidade passou a ser alma vivente. Deus criou homem e mulher à Sua imagem e conforme Sua semelhança. Certamente essa semelhança não é física, pois Deus é Espírito. O homem é um ser moral e espiritual. Então, o Senhor lhe deu uma consciência, uma espécie de tribunal interior, com a qual pode julgar o que é certo ou errado. O homem é o único ser capaz de relacionar-se com o seu Criador de forma inteligente. Somos a obra-prima de Deus. Somos a coroa da criação. Nossa origem é divina. Nosso destino é a glória. Fomos criados para glorificar a Deus sempre!
O livro de Gênesis afirma que o homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus. O homem é, portanto, uma criatura. Há uma diferença abismal entre Deus (Criador) e o homem (criatura), que ela jamais poderá ser apagada. O homem é barro somado ao sopro divino.
Há várias implicações do fato de o homem ser uma criatura de Deus. Os seres humanos não têm existência independente, ou seja, ele é um ser dependente de Deus. Sem o Criador, não haveria homem. O homem não se gerou no princípio nem é auto existente. Somente Deus é auto existente. Ele nunca foi criado. Ele sempre existiu (Salmo 90.2).
A humanidade faz parte da criação. Em certos aspectos, podemos parecer muito diferentes dos seres criados por Deus. Apesar disso, em outras perspectivas, apresentamos semelhanças com as criaturas. O homem é parte da divina sequência criativa.
Há um vínculo comum entre todos os seres humanos. A doutrina da criação aponta que estamos todos relacionados uns com os outros. Portanto, o homem é uma criatura como revela o texto de Gênesis 1.26,27: um ser criado à imagem de Deus, conforme a Sua semelhança.
É interessante observar que as palavras imagem e semelhança reforçam-se mutuamente, não há distinção teológica entre elas. Aliás, para distinguir mais exatamente, a palavra hebraica equivalente à imagem significa reprodução, imitação, ser igual. A palavra equivalente à semelhança significa cópia. Portanto, dizer que o homem é imagem e semelhança de Deus significa dizer que ele é como o Senhor, reflexo dele. Isso é elucidado em Gênesis 5.3: E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. Perceba que Sete é imagem e semelhança de Adão, ou seja, assim como um filho se parece com seu pai, o homem se parece com Deus.
Toda a Escritura Sagrada mostrará quais as características que tornam o homem um ser à imagem e semelhança de Deus. A humanidade reflete Deus na sua racionalidade, criatividade, capacidade de comunicação, espiritualidade, capacidade de governar e de tomar decisões, e assim por diante.
Fonte: AVEC
MICHELLE NASCIMENTO DESABAFA APÓS MORTE DE PASTOR E DIZ LUTAR CONTRA PENSAMENTOS SUICIDAS
Michelle Nascimento, que atua como pastora e cantora pentecostal, comentou o triste episódio envolvendo o suicídio do pastor Jarrid Wilson e fez um desabafo, lembrando que ela própria lida com a depressão e pensamentos suicidas.
No Instagram, a artista compartilhou dados sobre a abrangência da depressão nos dias atuais e sintomas, além de abordar problemas relacionados ao diagnóstico e efeitos colaterais dessa avaliação equivocada.
A respeito de Jarrid Wilson, a pastora afirmou que “ninguém pode julga-lo pois sabemos que a luta não é fácil”, e acrescentou: “Depressão e pensamento suicida é a coisa mais triste e dura que podemos passar eu passo ainda por isso. Vc sabia? Minha luta não é fácil. Eu levanto a bandeira e entro nessa guerra pelos meus irmãos”.
“A depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças”, contextualizou Michelle Nascimento.
A pastora disse ainda que “mulheres são mais afetadas que homens” pela depressão e se aprofundou sobre a descrição da doença: “A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. […] A depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar”, alertou.
“Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Embora existam tratamentos eficazes conhecidos para depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo (em muitos países, menos de 10%) recebe tais tratamentos”, informou Michelle Nascimento.
Por fim, ela destacou que falta de recursos, de profissionais treinados e o estigma social se colocam como “obstáculos” que a pessoa sofrendo de depressão precisa transpor. “Em países de todos os níveis de renda, pessoas com depressão frequentemente não são diagnosticadas corretamente e outras que não têm o transtorno são muitas vezes diagnosticadas de forma inadequada, com intervenções desnecessárias”, concluiu.
Alexandrepfilho Via Notícias Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário