IMPEDIMENTOS ÀS MUDANÇAS
ABORDAREI COMO EVITAR E SUPERAR ESSES IMPEDIMENTOS, PARA PROMOVER AS MUDANÇAS DE QUE PRECISAMOS, E ASSIM, VIVERMOS UM TEMPO NOVO E MELHOR
26/01/2020
Mas, afinal, por que são necessárias tantas mudanças, simplesmente para vivermos um novo tempo? Por que é necessário mudar áreas da nossa vida, comportamentos, atitudes, maneiras de ser, se queremos viver um novo tempo? Qual é o motivo dessa necessidade de mudança?
Realmente, mudar é um grande desafio. Isso acontece porque existem impedimentos que vão dificultar a caminhada rumo às mudanças em nossa vida. Abordarei como evitar e superar esses impedimentos, para promover as mudanças de que precisamos, e assim, vivermos um tempo novo e melhor.
Exemplos de acomodação
A acomodação é um dos grandes impedimentos para uma mudança em nossa vida. Acomodação significa “conformação a uma situação que estamos vivendo ou sofrendo”. O primeiro passo para um tempo novo e melhor em nossa vida é evitarmos exatamente a acomodação.
O ser humano possui uma tendência a acomodar-se mesmo diante da dor e da miséria. Um exemplo claro pode ser tirado do nosso dia a dia.
Suponhamos que você tenha um problema grave no dente. Ele dói há dois, três dias. É uma dor muito forte, mas o dentista só pode atendê-lo na semana que vem. Então, no dia seguinte, o dente para de doer; o problema não acabou, mas a dor sumiu. A reação de muitos de nós seria deixar o problema “para lá” e não ir mais ao dentista. Eis uma típica ação de acomodação
Na Bíblia, em Êxodo 1, podemos ver mais um exemplo de como o ser humano busca a acomodação até no sofrimento. No período em que Israel foi escravo do Egito, os egípcios maltratavam e massacravam seus escravos.
Depois de Deus tirar Israel do Egito por meio de um ato de poder supremo, o povo israelense, na primeira dificuldade com que se defrontou, resolveu perguntar se não havia sepulcros no Egito para eles descansarem e reclamou com saudades das cebolas e melões egípcios. O povo de Israel, que foi massacrado no Egito, sempre que passava por uma dificuldade, cogitava buscar um lugar para acomodar-se, porque se acostumou a sofrer na escravidão.
Resistência à mudança
É comum o ser humano acostumar-se com a miséria e o sofrimento, buscando um lugar de conforto; é assim que ele faz. Quando Moisés morreu, Josué prostrou-se, choramingando. Então Deus disse a ele que se levantasse e saísse daquele lugar de acomodação, porque ali nada iria mudar na sua vida e na vida de seu povo. “Levanta-te e começa a agir!”.
Por que será, então, que o ser humano luta e resiste tanto à mudança? Em primeiro lugar, porque se deixa acomodar na falsa segurança de um lugar de conforto. Se a dor passa, mas o problema continua sem solução e está se agravando, o que prevalece é a sensação transitória de conforto. Mesmo que haja um pouco de dor, a pessoa se acostuma.
Em segundo lugar, o outro motivo para não mudar é o medo do novo; a novidade assusta. Muitas pessoas simplesmente não querem correr riscos na vida. Porque toda mudança implica algum risco, por menor que seja.
Toda mudança gera uma crise. Mas, por mais insignificante que ela seja, as pessoas não querem enfrentar nenhum tipo de conflito. Mudanças abruptas sempre geram crises. Por isso o ideal é que elas sejam feitas gradualmente.
Perdendo a oportunidade de mudança
A questão principal é entendermos por que é preciso ocorrer mudanças para que se chegue ao novo. A rota que muitas pessoas trilham em suas vidas é a da destruição; se não houver mudança, o caminho será o do inferno e o da desgraça. Podemos ler em Provérbios 14.12: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Quando uma pessoa sente que precisa ouvir a Palavra, é porque Deus está lhe dizendo que, para evitar o destino certo da autodestruição, é preciso aproveitar a oportunidade de mudar de vida!
Mudanças são uma etapa necessária para realizarmos a transição entre o nosso estado atual e a vida em um novo tempo. É preciso que nos restauremos, para podermos usufruir novamente de nossa capacidade plena.
Para que um novo tempo chegue a essas vidas, um tempo de vitória, de bênção, um tempo novo de Deus para todos nós, é preciso mudar. Não é necessária uma ação sobrenatural de Deus ou de uma revelação. A sua inteligência espiritual e a sua inteligência natural nos indicam qual componente de nossas vidas precisa ser reparado ou substituído.
Este texto é baseado em meu livro Um novo tempo para você.
Fonte: AVEC
JOVEM CRISTÃ EX-MUÇULMANA É PRESA NO IRÃ E TEM PARADEIRO DESCONHECIDO
Uma jovem cristã ex-muçulmana que protestava contra a perseguição religiosa que sofria por ter abandonado o islamismo para se tornar seguidora de Jesus Cristo foi presa há uma semana no Irã e seu destino é desconhecido.
O caso da ex-muçulmana Fatemeh Mohammad foi noticiado pela agência persa Hrna através do portal britânico Article 18, que se dedica a denunciar o cerceamento da liberdade religiosa no Irã.
Segundo informações da Missão Portas Abertas, Fatemeh Mohammad preferia ser chamada de Mary após sua conversão ao Evangelho e desde que tornou sua decisão pública, enfrentou diversas adversidades, como a expulsão da faculdade em que estava matriculada em Teerã, capital iraniana.
Aos 21 anos, sua história se tornou conhecida internacionalmente desde que a Portas Abertas e o portal Article 18 passaram a veicular notícias sobre seu caso. No domingo 19 de janeiro ela foi presa e levada para uma localização desconhecida.
O Irã integra a lista mundial de perseguição a cristãos elaborada pela Portas Abertas, e ocupa a 9ª posição em um total de 50 países considerados os mais hostis para os seguidores de Cristo.
Antes de sua prisão, Mary vinha relatando “os abusos enfrentados pelos seguidores de Jesus no Irã, via redes sociais, como o Twitter”, diz o informe da entidade missionária. “No dia em que foi detida, ela estava em um protesto contra a operação do governo para derrubar um avião de passageiros da Ucrânia, provocando o óbito de 176 pessoas”, acrescenta o texto.
A ação foi admitida pelo Irã como um “erro”, mas vem sendo considerada internacionalmente como uma retaliação da Guarda Revolucionária do país pela morte do general Qassem Soleimani, que foi alvo de uma operação militar dos Estados Unidos no Iraque.
“Outros manifestantes também foram presos durante os atos contra as atitudes do Estado. A falta de informações sobre o estado e o paradeiro de Mary deixou a família da jovem muito preocupada. No dia da prisão, ela publicou vários tweets denunciando a censura que a imprensa iraniana enfrenta. Ela acusou os governantes de institucionalizar falsas crenças por meio da cobertura seletiva de notícias, e ressaltou que a repetição dos assuntos torna as mentiras mais plausíveis”, acrescenta a Portas Abertas.
A entidade missionária pede oração por Mary, para que “Deus guarde a cristã da violência e dos abusos das autoridades”, e pelos familiares da jovem, para que eles “sejam confortados com informações verdadeiras, e que neste momento possam ver a mão de Cristo guiando toda a situação”.
Alexandrepfilho Via Notícias Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário