Boa tarde! E Paulo também nos alerta e admoesta a
respeito de não trabalhar: Porque, quando ainda está vamos
convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar,
não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam
desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs
(2 Tessaloniceses 3.10,11). O texto deixa claro que se trata de recusa
de trabalhar, e que o princípio orientador diz respeito a pessoas que se
enquadram nisso: Se alguém não quer trabalhar, também não coma. Talvez os
preguiçosos estivessem exigindo que a igreja os sustentasse. Talvez já
estivessem sendo alimentados pela caridade de irmãos trabalhadores.
Neste caso, era uma falsa bondade. Os vadios precisavam ser
acareados com a dura natureza prática da vida e despertados de
sua conduta irresponsável. Trata-se de um comentário interessante sobre a
caridade cristã, sobre o fato de Paulo ter sido inflexível com os
preguiçosos, mas ele mostrou compaixão a ponto de levar uma oferta aos
necessitados da Judeia. Se estas medidas contra os desordeiros parecem
indevidamente severas, não nos esqueçamos de que um fanatismo
desenfreado como este teria destruído a igreja tessalonicense. O
princípio permanente para nossa sociedade complexa é a tônica na
responsabilidade compartilhada, na confiança pessoal e na dedicação
ao dever. Estas são virtudes cristãs essenciais ao caráter santo.
respeito de não trabalhar: Porque, quando ainda está vamos
convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar,
não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam
desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs
(2 Tessaloniceses 3.10,11). O texto deixa claro que se trata de recusa
de trabalhar, e que o princípio orientador diz respeito a pessoas que se
enquadram nisso: Se alguém não quer trabalhar, também não coma. Talvez os
preguiçosos estivessem exigindo que a igreja os sustentasse. Talvez já
estivessem sendo alimentados pela caridade de irmãos trabalhadores.
Neste caso, era uma falsa bondade. Os vadios precisavam ser
acareados com a dura natureza prática da vida e despertados de
sua conduta irresponsável. Trata-se de um comentário interessante sobre a
caridade cristã, sobre o fato de Paulo ter sido inflexível com os
preguiçosos, mas ele mostrou compaixão a ponto de levar uma oferta aos
necessitados da Judeia. Se estas medidas contra os desordeiros parecem
indevidamente severas, não nos esqueçamos de que um fanatismo
desenfreado como este teria destruído a igreja tessalonicense. O
princípio permanente para nossa sociedade complexa é a tônica na
responsabilidade compartilhada, na confiança pessoal e na dedicação
ao dever. Estas são virtudes cristãs essenciais ao caráter santo.
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