LEGADO PARA TODA A VIDA APOIADO PELA AVEC,
PROJETO SOCIAL FAZ DIFERENÇA NA COMUNIDADE
DONA MARTA NO RIO DE JANEIRO
APOIADO PELA AVEC, PROJETO SOCIAL FAZ A DIFERENÇA NA COMUNIDADE DONA MARTA
07/01/2019
Por um futuro melhor
Um lugar com uma das mais belas vistas da cidade do Rio de Janeiro, o morro Dona Marta, localizado em Botafogo, Zona Sul da capital, abriga, desde os anos 90, o projeto Casa de Maria e Marta, trabalho social e evangelístico que faz a diferença na vida das crianças que residem na comunidade. Mais de duas mil crianças já passaram pelo projeto e muitos, hoje, adultos, retribuem o amor que receberam dedicando um pouco do seu tempo ao lugar que foi instrumento de transformação em suas vidas.
Fundado e comandado pela missionária Edmeia Williams, a Casa de Maria e Marta é um suporte para as mães que trabalham fora e não têm onde deixar seus filhos. De portas abertas de segunda à sexta-feira, o projeto oferece reforço escolar, e aulas de informática, música, dança e de inglês, às quartas-feiras, numa parceria com a Igreja Anglicana, localizada bem pertinho da comunidade. Quatro professores se revezam no trabalho, fora os de inglês que são voluntários.
Cerca de 80 crianças de 5 a 12 anos são atendidas pelo projeto socioeducativo e que também possui cunho evangelístico. Matriculadas na rede pública de ensino, as que participam pela manhã chegam para tomar o café, e, em seguida, começam as atividades escolares. Às 11h, o almoço é servido e, logo depois, elas partem para a escola regular. Não demora muito, a segunda turma chega para o almoço e fica até às 16h. Nesse período, também é servido um lanche.
Tia Heloisa do Carmo é a responsável pela comidinha gostosa que as crianças tanto apreciam. “Eu gosto de tudo o que a tia Heloísa faz de comer, porque ela faz com amor”, revela Alessandra, de nove anos. “Aqui produzimos o nosso próprio pão. Assim, reduzimos os custos e podemos investir em outros alimentos para reforçar o almoço. Este trabalho é a coisa mais preciosa que eu faço”, comenta Heloísa, que está há 15 anos na instituição.
Por um futuro melhor
A Casa de Maria e Marta faz a diferença para quem recebe, doa amor e ensina princípios que serão levados para toda a vida. Há 25 anos trabalhando na instituição, Patrícia Pereira, chegou ao projeto para fazer faxina, levando junto o filho, Wallace, na época com seis anos. Hoje, aos 31 anos, Wallace dá aula de informática para as crianças. “Aprendi a ser quem sou na Casa de Maria e Marta”, revela o rapaz.
“Sempre fiz de tudo um pouco. Assim como meu filho, que já saiu daqui, mas não perdeu o vínculo, muitos estão na faculdade, permanecem na igreja, trabalham fora, mas continuam ligados ao projeto”, revela Patrícia. Para a norte-americana, Christina Ramos, as aulas de inglês são um espaço de troca de experiência. “Eu gosto muito das aulas. As crianças são participativas e entusiasmadas. É uma oportunidade para reforçar o que eles aprendem na escola, aprender sobre a vida delas e compartilhar cultura”, comenta a professora que integra a equipe de voluntários que dão aulas de inglês.
Wagner de Moraes, professor de música e estudos bíblicos, considera que a Casa de Maria e Marta atua em áreas fundamentais: o urgente, o importante e o essencial. Para ele, é urgente tirar as crianças da rua, do convívio com as más influências, oferecendo-lhes um lugar com boas instalações, e atividades produtiva e educativa, além de refeições.
“O ensino visa à educação de longo prazo. A formação e automação da criança como indivíduos. O essencial, que não pode se perder, é a Palavra de Deus. Por isso, ela é pregada e ensinada em todas as aulas. Oramos, ensinamos seus princípios e valores, de modo que as crianças não se desviem e guardem seus estatutos. Este é, creio, o verdadeiro legado da Casa de Maria e Marta”, opina o professor.
A história conta que os primeiros moradores do Dona Marta chegaram à comunidade nos anos 30. Famílias simples de trabalhadores que não tinham onde morar na época. O tempo passou, a cidade e a população cresceram, trazendo novas complexidades para o Morro. As vielas estreitas revelam a carência e a falta de infraestrutura do lugar. Mas, a Casa de Maria e Marta propõe-se a mudar a trajetória de quem passa por ali mostrando que o futuro pode ser muito melhor do que se apresenta.
Fonte: AVEC
DBÍBLIA SERÁ TRADUZIDA EM LÍNGUA DE SINAIS EM 16 PAÍSES
Durante Conferência ''Passion 2019'' realizada nos Estados Unidos,
foram arrecadados cerca de meio milhão de dólares para a campanha de
tradução bíblica ''Esperança em todas as línguas''Com isso,
surdos de 16 Países finalmente terão o Novo Testamento traduzido na
línguagem de sinais. Existem centenas de linguagem gestuais. No Brasil,
por exemplo, a língua brasileira de sinais (Líbras) já foi oficializada como
''segunda língua nacional'' e tem ganhado destaque no novo governo
graças à Primeira-Dama Michelle Bolsonaro, que desenvlvia ministério
com surdos na Igreja evangélica que frequenta.
Alexandrepfilho Via Gospel Prime
ATENTADO BOMBA EM IGREJA DO EGITO DEIXA UM MORTO E UM FERIDO
Nesta segunda - feira dia (7), seguindo o calendário Ortodoxo. Em meio às
celebrações, uma bomba foi colocada na entraa de uma Igreja em
Ezebet El Haggana, no Bairro de Nosr City. Após fiéis identificarem uma mala
suaspeita, a polícia foi chamada e, ao tentar desarmá-la explidiu. O menbro do
esquadrão antibomba Mustafa Obid, acabou morrendo na explosão, que
deixou pelo menos três feridos.
Alexandrepfilho Via Gospel Prime
Alexandrepfilho Via Gospel Prime
ATENTADO BOMBA EM IGREJA DO EGITO DEIXA UM MORTO E UM FERIDO
Nesta segunda - feira dia (7), seguindo o calendário Ortodoxo. Em meio às
celebrações, uma bomba foi colocada na entraa de uma Igreja em
Ezebet El Haggana, no Bairro de Nosr City. Após fiéis identificarem uma mala
suaspeita, a polícia foi chamada e, ao tentar desarmá-la explidiu. O menbro do
esquadrão antibomba Mustafa Obid, acabou morrendo na explosão, que
deixou pelo menos três feridos.
Alexandrepfilho Via Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário