CURIOSIDADES SBRE OS PROFETAS MENORES
No livro apócrifo de Eclesiástico (49.10, Vulgata; 49.12, Nova Vulgata),
menciona-se uma obra intitulada Doze Profetas. Uma vez que o livro de
Eclesiástico foi escrito por volta de 190 a.C., podemos deduzir que por
essa época os escritos dos Profetas Menores já estavam reunidos num único rolo.
A classificação Maiores e Menores não teve origem na importância dos
profetas, como às vezes se pensa. O motivo é o tamanho mesmo.
O conjunto dos escritos dos quatro Profetas Maiores é bem mais volumoso
que a obra reunida dos doze Profetas Menores.
Individualmente, os livros também são menores (Lamentações é considerado
parte da obra de Jeremias). Nas Bíblias modernas, Oseias e Zacarias, dos
Profetas Menores, estão divididos em 14 capítulos, enquanto Daniel, que faz
parte dos Profetas Maiores, tem apenas 12. Mas ambos os livros são menores
que Daniel em volume.
Entre os Profetas Menores, encontramos as biografias mais pobres. Em alguns
casos, as únicas informações que temos desses profetas são as que constam
nos respectivos livros, e não são muitas. De Habacuque, por exemplo,
quase nada se pode deduzir além do nome.
Por falar em biografia pobre, nada se sabe a respeito de Malaquias e ainda,
uma vez que esse nome significa “anjo” ou “mensageiro”, pode não se tratar de
uma pessoa real — a obra seria de um autor anônimo.
Oseias e Jonas são os dois únicos livros proféticos escritos por alguém nascido em Israel.
A embriaguez é o único pecado mencionado especificamente no livro de Joel (1.5)
O profeta Amós nasceu em Judá, mas foi enviado por Deus para profetizar
contra o Reino do Norte, Israel.
Obadias é o menor livro do Antigo Testamento e um dos poucos que não são
citados no Novo Testamento
Uma das profecias de Miqueias salvou a vida do profeta Jeremias
(compare Mq 3.12 com Jr 26.16-19).
Há dúvidas sobre a localização da cidade natal de Naum, Elcós. Jerônimo,
teólogo do século III-IV d.C., declarou ter conhecido uma cidade da Galileia
com esse nome. Os nestorianos acreditavam ter encontrado o túmulo do
profeta perto do Tigre, ao norte de Mosul, no Iraque.
O profeta Sofonias era trineto do rei Ezequias e parente do rei Josias.
O nome de seu pai era Cusi, que significa “etíope” ou “egípcio” (“negro”,
segundo Champlin). Portanto, talvez fosse também de ascendência africana.
O profeta Ageu datou com precisão todas as suas mensagens
(Ag 1.1; 2.1; 2.10,20).
O livro de Zacarias é considerado o mais messiânico do
Antigo Testamento. (As profecias messiânicas de Isaías são em maior
número, porém em menor proporção.)
Atualização: Os 12 livros dos Profetas Menores estavam dispostos em ordem
cronológica, como se acreditava: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas e
Miquéias eram do período do Império Assírio; Naum, Habacuque e Sofonias
surgiram na época em que esse império estava em declínio; Ageu, Zacarias
e Malaquias foram escritos na era pós-exílica (conforme a Bíblia de
estudo NVI, mas alguns estudiosos acreditam que Obadias seja do
início do período babilônico). É interessante que você estude os Profetas
menores no contexto dos impérios mundiais. Para facilitar, reproduzo o
esquema abaixo, do livro Justiça e esperança para hoje: a
mensagem dos Profetas Menores (ABU), de Dionísio Pape, citado
na lição anterior (note o posicionamento de Obadias):
Sugiro que você não se apoie apenas na lição como fonte sobre o contexto, estrutura e mensagem do livro (até porque as informações têm de ser concisas). Consulte bons comentários e dicionários bíblicos. Nas Bíblias de estudo, você também encontra essas informações no início de cada livro. Compare as diferenças de opinião e as possibilidades (data, esboço do livro etc.). Você pode até apresentar um esquema próprio, mas deixe claro que está apresentando as suas conclusões.
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