Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

sábado, 23 de novembro de 2024

ALEXANDREPFILHO GOSPEL CLASSIFCADOS

 VENDE - SE CASA  GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ



 FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXIMO AO GINÁRIO NÉLIO DIAS, SUPERMERCADOS, GINÁSIO SALESIANO, OUTROS 4 COLÉGIOS ESTADUAL E MUNICIPAL, TERMINAL DE ÔNIBUS. A CASA FICA POR TRÁS DO COLÉGIO MARIA DE LURDES CÂMARA SOUTO, A CASA É GRANDE COM 2 QUARTOS 3 POR 5, COZINHA 4, 5 POR 5 METROS. TODA  MURADA, ÁREA DE SERVIÇO, ÁREA EM L, DA FRENTE, QUINTAL GRANDE COM JARDIM COM MUITAS FLÓRIES E MUITO MAIS. PREÇO É NACIONAL APENAS É R$ 100 MIL REAIS. VENHAM RÁPIDO PORQUE  A FILA  ESTÁ ANDANDO. CONTATO Whatsapp (84) 981517103 É SÓ FALAR COM ALEXANDREPFILHO.

A PALAVRA DE DEUS

 

A PALAVRA DE DEUS

 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  1 Coríntios 13:4-7

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo?

Apresento um resumo das perspectivas bíblicas, opiniões de especialistas e a análise cultural sobre a cremação ao redor do mundo.

Fonte: Guiame, Fernando MoreiraAtualizado: terça-feira, 19 de novembro de 2024 às 14:49
(Foto: Unsplash/Aaron Burden)
(Foto: Unsplash/Aaron Burden)

E o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. (Eclesiastes 12:7)

Há temas que não deveriam ser polêmicos, mas diante de uma humanidade de mais de 8 bilhões de pessoas, é difícil ter consenso. Diante disso apresento um resumo das perspectivas bíblicas, opiniões de especialistas e a análise cultural sobre a cremação ao redor do mundo, não com o intuito de torná-lo a favor ou contra, mas para que facilite sua compreensão e escolhas futuras.

O que a Bíblia fala da ‘cremação’?

A Bíblia não se expressa a favor ou contra a cremação. Em alguns textos tanto o sepultamento quanto a cremação ocorrem em contextos diferentes e sem proibição. Por exemplo, em I Samuel 31:11-13, os corpos de Saul (rei de Israel) e seus filhos foram queimados (cremados), sem nenhum tipo de ‘preconceito’.

"Quando os habitantes de Jabes-Gileade souberam do que os filisteus tinham feito com Saul, os seus homens mais valentes partiram durante a noite e retiraram os corpos de Saul e de seus filhos do muro de Bete-Seã. Depois, voltaram para Jabes, onde os queimaram."

Em Amós 6:10: Há uma referência à cremação durante a peste para evitar contaminação.  "E quando o parente que queima o corpo vier recolher os ossos da casa..."

Em 2 Reis 23:15-20, refere-se à queima de ossos humanos, mas não de forma desumana ou condenável.

Josias também derrubou o altar que estava em Betel e o lugar alto que Jeroboão, filho de Nebate, havia construído para levar Israel a pecar. Destruiu o lugar alto, reduziu a pó o seu altar e queimou o poste da deusa Aserá. Quando Josias olhou ao seu redor, viu as sepulturas que estavam ali no monte; mandou tirar delas os ossos e os queimou...

O que a Bíblia fala sobre o sepultamento?

A Bíblia menciona o sepultamento inúmeras vezes, porém como prática local, quer seja oriunda da influência de Abraão, quer seja por outras influências, entretanto, em nenhum lugar da Bíblia o sepultamento é mandatório, no sentido de ser a única forma de recolher o corpo humano, após à morte.

Gênesis 3:19: A ideia de voltar ao pó, não é conclusiva se é somente via sepultamento, ou se a cremação também pode.  "Pois você é pó e ao pó voltará."

Eclesiastes 12:7: O espírito retorna a Deus e o corpo volta ao pó, sugerindo sepultamento. "E o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu."

2 Reis 23:16-20: O rei Josias queima os ossos de falsos profetas como um sinal de desonra. "E tirou os ossos do túmulo e os queimou sobre o altar, para profaná-lo."

Entretanto não demonstra que era algo comum de se fazer, ou se foi somente o cumprimento da profecia. Deus nunca mandaria alguém, mesmo através de profecia, praticar o pecado. Em Deus não há pecado ou mentira (Números 23:19). Noutros versículos como Gênesis 23:19, percebemos o sepultamento de Sara em uma caverna. Ou em Mateus 27:57-60, o corpo de Jesus é sepultado em um túmulo, mas em nenhum lugar na Bíblia há pró ou contra a cremação ou ao sepultamento.

Com o passar dos tempos, com o surgimento de seitas, heresias e rituais satânicos-pagãos, tanto os túmulos se tornaram alvos de violação, quanto rituais de cremação ocorreram, mas não por questão divina, mas maligna.

No Judaísmo, estudiosos como David Wolpe afirmam que a prática da cremação não é vista como pecaminosa, pois Deus pode ressuscitar qualquer corpo, independente do seu estado após à morte. Por outro lado, linhas mais ortodoxas do Judaísmo são contra a cremação, considerando-a uma violação da crença de que o corpo deve ser respeitado como criação de Deus. A prática do sepultamento está ligada à ressurreição dos mortos, um conceito central no judaísmo. O estudioso Moshe Feinstein diz: A cremação é proibida porque vai contra a ideia de que o corpo deve retornar à terra naturalmente.

No Cristianismo vários estudiosos sustentam que a cremação não impede a ressurreição, citando passagens como João 5:21, onde se afirma que Deus tem poder sobre os mortos.

Martinho Lutero: defendia o sepultamento, mas não condenava a cremação em casos excepcionais, como em pestes.

Aceitar ou rejeitar a cremação ou sepultamento do corpo depende de pessoa para pessoa, cultura para cultura, mas não há nada que desaprove um ou outro. A grande verdade é que, por questões sanitárias, e de sustentabilidade, cada vez mais adeptos da cremação têm surgido, porque entendem que o planeta está ‘inchando’, e os cemitérios estão se tornando lugares ‘inseguros’ e não higiênicos, diante de tantas pandemias etc. Entretanto, uma política pública sustentável poderia, sim, tornar o cemitério em algo mais sustentável e seguro.

Na Ásia e Oriente Médio a prática da cremação é comum para várias culturas, assim como o sepultamento. Algumas religiões possuem suas doutrinas acerca da cremação, como por exemplo:

- No Hinduísmo a cremação é uma prática comum, considerada uma forma de libertar o espírito do corpo. Todavia, somente a cremação feita às margens do rio Ganges é capaz de livrar o morto do ciclo enfadonho do carma, reencarnação (algo que os pobres não têm condição de pagar).

- No Budismo a cremação é frequentemente preferida como parte do ciclo de vida e morte.

Nem tampouco o Hinduísmo quanto o Budismo determinam a prática local, mas sim a cultura particular de cada pessoa, em que vários lugares praticam o sepultamento ou a cremação.

Nas tradições Abraâmicas, como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, tradicionalmente, se prefere o sepultamento, porém inúmeros praticantes dessas religiões estão aderindo cada vez mais a cremação, por questões sanitárias e de sustentabilidade.

A questão humana se torna comum em todos os lugares do mundo. Por exemplo:

- Na África há comunidades que praticam o sepultamento, outras a cremação.

- Na Oceania algumas culturas aborígenes têm rituais específicos que incluem tanto o sepultamento quanto a cremação.

- Na Europa e nas Américas cada povo tem suas tradições pró cremação ou pró sepultamento e vice-versa.

Pesquisas indicam que as atitudes em relação à cremação ou sepultamento podem ser influenciadas por fatores psicológicos e sociais. Sociólogos dizem:

- A aceitação da cremação reflete mudanças na cosmovisão sobre morte e memória.

Ou seja, não há nada no mundo que demonstre que a cremação ou o sepultamento sejam errados, um em detrimento do outro. Isto é algo mais particular e familiar do que cultural hoje em dia.

Considerações Morais e éticas

- Prós da Cremação:

Menor impacto ambiental em comparação com cemitérios tradicionais.

Redução de custos e uso de terra.

Praticidade em locais onde o sepultamento é impraticável.

- Contras da Cremação:

Para muitos, a cremação pode ser vista como desrespeitosa ao corpo.

A crença na ressurreição e o respeito ao corpo físico são fatores que tornam a cremação controversa em algumas religiões.

Diferenças culturais podem gerar tensões em comunidades onde o sepultamento é a norma.

A Bíblia não proíbe a cremação, nem tampouco, a defende, deixando a prática em aberto para interpretação cultural e teológica. Enquanto o sepultamento é amplamente favorecido nas Escrituras e nas tradições judaico-cristãs, a cremação é uma opção mais aceita em outras partes do mundo e em diferentes contextos religiosos. A decisão entre sepultamento e cremação, portanto, é muitas vezes baseada em fatores pessoais e não teológicos ou bíblicos.

De qualquer forma, se você é a favor do sepultamento, siga em paz. Se é a favor da cremação, siga em paz. Como Paulo diz em Romanos 14:2-6:  Um crê que pode comer de tudo; já outro, sendo fraco na fé, come apenas hortaliças. Aquele que come de tudo não deve desprezar quem não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar quem come, pois Deus o aceitou.

Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu próprio senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois Deus é capaz de sustentá-lo. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial, para o Senhor o faz. Aquele que come carne, para o Senhor come, pois dá graças a Deus. Aquele que não come, para o Senhor não come e dá graças a Deus.

A Bíblia não defende tudo, por exemplo, comer carne sacrificada a ídolos, ou com sangue etc., é considerado pecado (Gênesis 9:3-4; Atos 15:28-29). Que tudo seja feito no temor do Senhor e com consciência santa, caso contrário você viverá pela opinião dos outros, com dúvidas e não no seu discernimento da Bíblia. Tenha conselheiros confiáveis, prudentes e sábios para que possa aprender a tomar decisões melhores (Provérbios 11:14).

Maranata ora, vem Senhor Jesus!

 

Fernando Moreira (@prfernandomor) é pastor na Igreja Batista do Povo em Vila Mariana - SP. Bacharel em Ciência da Computação e Teologia. Mestrado em Ciência da Computação. Doutorado em Teologia e MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor. É membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil, associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), executivo de tecnologia, mentor de carreiras executivas, conselheiro administrativo, palestrante, conferencista e autor de vários livros.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Halloween: Entre a diversão e a perdição

Alexandrepfilho Gospel Via Guiame Gospel 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

ALEXANDREPFILHO GOSPEL CLASSIFICADOS

 VENDE - SE CASA  GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ



 FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXIMO AO GINÁRIO NÉLIO DIAS, SUPERMERCADOS, GINÁSIO SALESIANO, OUTROS 4 COLÉGIOS ESTADUAL E MUNICIPAL, TERMINAL DE ÔNIBUS. A CASA FICA POR TRÁS DO COLÉGIO MARIA DE LURDES CÂMARA SOUTO, A CASA É GRANDE COM 2 QUARTOS 3 POR 5, COZINHA 4, 5 POR 5 METROS. TODA  MURADA, ÁREA DE SERVIÇO, ÁREA EM L, DA FRENTE, QUINTAL GRANDE COM JARDIM COM MUITAS FLÓRIES E MUITO MAIS. PREÇO É NACIONAL APENAS É R$ 100 MIL REAIS. VENHAM RÁPIDO PORQUE  A FILA  ESTÁ ANDANDO. CONTATO Whatsapp (84) 981517103 É SÓ FALAR COM ALEXANDREPFILHO.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

MENSAGEM DA VIDA

 Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;





25

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

26e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"

27

Ela lhe respondeu: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

As influências da Reforma Protestante na ciência moderna

Os reformadores protestantes defendiam que todos os fiéis deveriam ter acesso direto à Bíblia, o que estimulou e de fato promoveu a alfabetização de grande parte da população.

Fonte: Guiame, Marcio ScarpelliniAtualizado: quinta-feira, 31 de outubro de 2024 às 12:13
Martinho Lutero. (Imagem ilustrativa criada por IA)
Martinho Lutero. (Imagem ilustrativa criada por IA)

A Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517, trouxe diversas mudanças não apenas nos campos teológico, religioso e social, mas também influenciou definitivamente a ciência tal qual a conhecemos hoje. Vamos explorar alguns pontos principais impactados pela reforma protestante que teve como dia marcante o dia 31 de outubro de 1517, pois foi neste dia que o monge agostiniano Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da Abadia de Wittemberg na Alemanha.

Os reformadores protestantes defendiam que todos os fiéis deveriam ter acesso direto à Bíblia, o que estimulou e de fato promoveu a alfabetização de grande parte da população. O incentivo à leitura e ao estudo fez com que a educação se expandisse, estabelecendo as bases para um ambiente mais favorável ao desenvolvimento intelectual e científico. Universidades protestantes, como as fundadas em territórios luteranos, tornaram-se centros de saber, onde o estudo das ciências naturais ganhou relevância. O próprio conceito de escola gratuita e acessível a todos origina-se a partir deste conceito e desta demanda promovida pela igreja reformada. “Uma igreja, uma escola” tornou-se um lema fundamental na expansão da fé reformada, visto que à época o ensino para as crianças era neglicenciado pelos pais, por não ter uma função objetiva e prática na lida do dia-a-dia e, tampouco, era interessante para o estado e para a igreja que de fato detinha as condições de levá-lo a êxito. Também é importante levar em consideração, que uma população iletrada e inculta é mais facilmente dominada pela imposição de ideias e conceitos sobre os quais não tem acesso de forma independente.

Neste mesmo sentido, a Reforma Protestante enfraqueceu a autoridade central da Igreja Católica, permitindo maior liberdade e autonomia de pensamento. Esse movimento de questionamento também afetou a visão de mundo em relação ao conhecimento, pois ao romper com dogmas religiosos que limitavam o estudo científico, os reformadores criaram um ambiente no qual o questionamento e a investigação científica podiam prosperar. Não podemos negar os avanços científicos que de fato aconteceram durante a Idade Média, pois este conceito foi desenvolvido pelo Iluminismo francês, afim de diminuir ainda mais a importância da Igreja, e valorizar os novos tempos prometidos por este movimento. De qualquer forma, o estudo científico proposto e possível sob a cosmovisão reformada vem desaraigado de travas dogmáticas, propondo que a busca pela verdade não deve estar submetida a pré-conceitos (no sentido literal do termo) criados de forma religiosa e baseada em dogmas.

E por falar na quebra de dogmas, o reformador João Calvino traz um conceito inovador e também transformador, que é a ideia do "sacerdócio de todos os crentes" e a ênfase sobre a vocação em todas as áreas da vida, incluindo o trabalho. Este conceito abre as portas para uma vida profundamente cristã não apenas dentro das quatro paredes do templo, mas diluída em todas as dimensões da vida humana. Estamos falando aqui de transformação real de caráter e prática de vida, obedecendo princípios cristãos não apenas de forma litúrgica. Este conceito contribui e incentivou a busca de um aprofundamente no conhecimento em todas as esferas, incluindo a ciência. A ideia de que qualquer ocupação honesta poderia glorificar a Deus deu legitimidade à pesquisa científica como um chamado digno e divino.

Os reformadores, particularmente os calvinistas, acreditavam que Deus criou o mundo de forma ordenada e racional, o que inspirou uma visão de que a natureza poderia ser estudada e compreendida sistematicamente. Essa perspectiva foi fundamental para o desenvolvimento do método científico. Muitos cientistas protestantes, como Johannes KeplerRobert BoyleBlaise PascalIsaac Newton ou Leonhard Euler  viam o estudo da ciência como uma maneira de entender melhor a criação divina e seu propósito. De fato podemos observar um avanço impressionante da ciência nos países de tradição reformada nos séculos XVI e XVII, além do avanço nas ciências humanas, como o direito e a política. É importante ressaltar que antes da reforma, estes países eram muito menos desenvolvidos que os países de forte tradição católica, como Espanha, França e Itália. O homem do norte da Europa era visto como bárbado, comedor de carne crua e com hábitos totalmente brutais em relação ao homem das cidades de tradição latinizada.

E por falar em Latim, com a tradução da Bíblia e outros textos para línguas vernaculares, a princípio o alemão, houve uma ampliação dramática no acesso ao conhecimento. Esse movimento também se expandiu para outros campos do saber, como a ciência, permitindo que um maior número de pessoas tivesse acesso a ideias científicas que antes estavam restritas a uma elite acadêmica e mesmo religiosa. As missas celebradas em latim, inacessível ao povo, deram lugar a cultos e reuniões de ensino no idioma do povo, impactando o desenvolvimento da população e da cultura. Este resultado da Reforma Protestante é tão importante, que a própria consolidação das estruturas gramaticais do idioma alemão advém deste período.

Em regiões protestantes, muitas escolas e universidades foram fundadas para formar pastores e ensinar uma ampla gama de disciplinas, incluindo a matemática, astronomia e física. Essas instituições formaram gerações de cientistas que contribuíram para o progresso científico nos séculos seguintes.

Apenas como exemplo prático deste impacto, podemos citar o bispo moraviano, Iohannes Amos Comenius, que produziu o primeiro tratado sistemático de pedagogia, a Didática Magna. Este documento traz o conceito de que a educação deve contemplar três áreas: a “instrução”, que seriam os conteúdos propriamente ditos, a “virtude”, que são as habilidades que podem ser desenvolvidas, e a “piedade”, que são as atitudes baseadas nos princípios cristãos. Essa visão prega que a educação deve considerar o educando e enxergá-lo como um ser integral em todas as suas dimensões: intelectual, moral e espiritual.

Estima-se que antes da Reforma existiam cerca de 60 universidades, algumas com mais de 400 anos de existência, e restritas à formação do clero ou, no máximo, de filhos de governantes. Foi após o movimento reformista que as portas foram das escolas e universidades foram abertas para a população, com grandes universidades sendo criadas por cristãos reformados, como a Universidade de Yale, em 1640; a Universidade de Harvard, em 1643; a Universidade de Princeton, em 1746; e a Universidade Livre de Amsterdã, em 1881, reforçando o lema “uma igreja, uma escola”.

A Reforma Protestante teve um impacto significativo ao promover a educação, estimular o pensamento crítico e criar um ambiente propício à pesquisa científica livre, elementos fundamentais para o avanço da ciência moderna.

 

Marcio Scarpellini é Pastor, Administrador de Empresas, Pedagogo, Cientista Social, Pós-Graduado em Educação, Política e Sociedade, Antropologia, Neurologia Aplicada à Aprendizagem, Psicanálise e Ciências da Religião. Diretor Escolar, professor e palestrante, é casado há 20 anos com a Patrícia e pai do João Pedro e da Manuella.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Redimindo as Ciências para a Glória do Criador

Alexandrepfilho Gospel Papai do Céu Via Guiame Gospel 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Silas Malafaia: Precisamos achar o livro

No mês da Reforma Protestante, o pastor Silas Malafaia fala sobre a necessidade da Igreja retornar às Escrituras e à centralidade de Cristo

31/10/2024 Silas Malafaia: Precisamos achar o livro

Minha gente, o que tenho a falar hoje é um grande alerta. Veja o que diz o texto em 2 Reis 22.8: “Então o sumo sacerdote Hilquias disse ao escrivão Safã: — Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu”. Repare bem! O livro da Lei do Senhor estava perdido na Casa do Senhor, no lugar onde sempre deveria ser encontrado! Será que o livro está perdido na sua vida, na sua casa? 

Nós estamos no mês da Reforma Protestante, um marco que fez a Igreja retornar às Escrituras e à centralidade de Cristo. É uma boa data para refletir se estamos mantendo o coração reformado e, como lemos no texto acima, se perdemos os preceitos do Senhor.

Como é possível perdemos o Livro? Quando o povo de Deus incorpora na vida comum o pecado dos homens como se fosse uma coisa normal, ou seja, quando vive as obras da carne, que são imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e outras coisas parecidas. Esses são os frutos de uma vida dominada pelo pecado (Gálatas 5:19-21). Quando estamos na prática do pecado, não damos mais ouvidos à Palavra.

Sabe o que é interessante? Veja quantas pessoas dizem que desejam viver a vontade de Deus, mas não abrem a Bíblia e não a colocam em prática. Outros, porém, estão tão distantes que nem pensam mais nisso. Quando você é confrontado pela Palavra e quebrantado, você começa a ter o desejo de ouvir a Deus e andar de acordo com a Sua vontade. É o seu relacionamento com a Palavra que faz você querer buscar a vontade de Deus.

O Livro nunca está perdido. Ele apenas não é achado por aqueles que vivem uma vida de iniquidade. Precisamos achar o Livro! Precisamos viver de acordo com a Palavra de Deus, pois o tempo de sua vinda está próximo. A necessidade de ouvir e obedecer aos ensinamentos bíblicos é fundamental para a salvação.

Quem tem ouvidos para ouvir o que o Espírito de Deus diz às Igrejas, ouça!

 

POR SILAS MALAFAIA

BLOG  ALEXANDREPFILHO GOSPEL 

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA