SÉRIE: A LEI DE DEUS: ESTUDO Nº 5: A CLASSIFICAÇÃO DAS LEIS DE DEUS: LEIS NATURAIS, MORAIS, CIVIS E CERIMONIAIS
Baixar Áudio | | | Baixar PDF |
Estudo Bíblico: A Lei de Deus: Estudo Nº 5: A Classificação das Leis de Deus: Leis Naturais, Morais, Civis e Cerimoniais. Mandamentos de Deus.
Por Markus DaSilva, Th.D.
A
ntes de começarmos a falar sobre a classificação das leis de Deus, é importante deixar claro que as Escrituras Sagradas não mencionam qualquer classificação dos mandamentos do Senhor. É por isso que Jesus sempre se referiu à lei de Deus no singular: “a lei” ou em termos genéricos, como “a lei e os profetas” ou “a lei de Moisés”, e nunca como “os dez mandamentos”, ou “as leis do templo”, etc. A razão do silêncio na Bíblia sobre os tipos de leis é porque até os dias de Jesus todos entendiam e aceitavam que as leis de Deus provinham de um só autor, Deus, e para um só propósito, que é a felicidade e santificação da raça humana. Apenas após a ascensão do Messias, quando começaram a surgir entre os cristãos aqueles que questionavam a necessidade da obediência à lei, foi que se passou a ouvir que nem todas as leis do Antigo Testamento eram iguais. Estudiosos cristãos começaram então a classificar as leis contidas na Tanak, ou Antigo Testamento, com o propósito de facilitar o entendimento popular sobre qual das leis de Deus deveriam ser cumpridas e quais poderiam ser ignoradas pelos cristãos, sem o perigo de serem condenados por desobediência no juízo final, conforme alertou o apóstolo Paulo: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2Cor 5:10). Se haverá um julgamento, e se a sentença pode ser boa ou má, então subtende-se que existem leis pelas quais os homens serão julgados.
“A grande maioria dos cristãos, se possível fosse, retirariam da Bíblia todas as páginas que fazem menção à lei do Criador.”
É interessante que este mesmo Paulo que escreveu que seremos julgados pelo Senhor baseado na sua lei foi o escritor bíblico que mais causou dúvidas sobre a necessidade de obedecer à lei de Deus. Expressões como: “vocês não estão debaixo da lei” (Rom 6:14) ou “mas agora fomos libertos da lei” (Rom 7:6), e muitas outras semelhantes levaram e continua levando milhões ao falso entendimento que já não existe nenhum mandamento de Deus que realmente precisa ser obedecido para herdarmos o reino de Deus. Mas entraremos em detalhes sobre a lei de Deus e o apóstolo Paulo no estudo desta série dedicado ao escritor do Novo Testamento que mais escreveu cartas às igrejas do primeiro século.
Milhões de estudos teológicos enviados totalmente sem custo. Se inscreva neste link: Página de Inscrição.
Se os seguidores de Jesus amassem a lei de Deus assim como o seu Mestre amava, nunca teria sido necessário classificar os mandamentos do Pai (João 14:23-24), mas infelizmente o que se observa no meio cristão é exatamente o oposto. A grande maioria dos cristãos, se possível fosse, retirariam da Bíblia todas as páginas que fazem menção à lei do Criador, e é por causa desta resistência em obedecer as leis de Deus que daremos a sua classificação nesta série. Nossa esperança é que, ao obter um conhecimento mais profundo da lei, alguns daqueles que Deus envia ao nosso ministério valorizem mais os mandamentos do Senhor e entendam com mais clareza o que Deus exige dos cristãos que estão vivendo os últimos dias deste planeta dominado pelo maligno.
Os Quatro Tipos de Leis
Existem várias formas de classificar as leis que Deus nos deu através da natureza e através dos seus profetas que antecederam o Messias, mas basicamente a divisão é: leis naturais, morais, civis e cerimoniais. Com exceção das leis naturais, a maior parte da lei de Deus nos foi transmitida através de Moisés durante os 40 anos do êxodo desde o Egito até Canaã (Jos 5:6). Antes do êxodo, no entanto, Deus já havia nos transmitido muitas das suas leis, ainda que de forma oral e não escrita como foi com Moisés. Por exemplo, muitos séculos antes de Moisés, ficou claro que o Criador santificou e separou o sábado dos outros dias da semana (Gen 2:3); também ficou claro que matar é pecado com o evento envolvendo Abel e Caim (Gen 4:10-12). Mais tarde vemos que Deus já condenava o adultério quando o faraó Abimeleque tentou adicionar Sara, esposa de Abraão, ao seu harém (Gen 20:3); com este mesmo Abraão podemos ver a existência do dízimo quando ele se encontrou com o rei e sacerdote Melquisedeque (Gen 14:20). Finalmente, no evento de Sodoma e Gomorra vemos Deus condenando a imoralidade sexual dos seus habitantes (Gen 18:20). Estes exemplos bíblicos da existência da lei de Deus antes do Sinai, nos mostram que o Senhor, de uma forma ou outra, transmitiu os seus mandamentos à raça humana desde o início da criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário