Como você tem cuidado da morada do Espírito Santo?
O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer acontece
em 4 de agosto, anualmente, no Brasil. Apesar do objetivo claro de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, muitos ainda ignoram o cuidado com uma das maiores dádivas que o Criador nos deu: nosso corpo, morada do Espírito Santo.
Especificamente sobre o câncer, todos os anos, mais de 12
milhões de pessoas, no mundo, são diagnosticadas com a doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar essas e outras doenças.
Dicas para prevenção:
- não fumar; - ter uma alimentação saudável; - manter o peso corporal adequado; - praticar atividades físicas; - ir ao médico com regularidade; - vacinar-se contra a hepatite B; - evitar bebidas alcoólicas, alimentos processados; exposição ao sol entre 10h e 16h (lembrando de usar proteção adequada); e exposição a agentes cancerígenos no trabalho.
*Fonte inca.gov.br
Fatores de risco:
- tabagismo e obesidade são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias; - estudos mostram a associação entre álcool, tabaco e o câncer da cavidade oral; - exposição solar prolongada sem proteção; - hereditariedade;
Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico,
herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural.
*Fonte inca.gov.br
Milagre
Mas o que fazer se alguém tivesse um dos fatores que contribuem
para esta doença? Na certa “pararia de fumar”, “de beber”, “seria mais saudável”. Porém se a pessoa tivesse hábitos saudáveis, não bebesse, não fumasse, não tivesse idade avançada? Como explicar ser diagnosticado com câncer? Hereditariedade? Talvez.
Foi o que aconteceu com um jovem pastor dinâmico e
absolutamente dedicado à Igreja de Cristo, em 2017, ao descobrir um câncer maligno agressivo no reto. Este servo de Deus viu-se, da noite para o dia, diante de um desafio particular.
“Falar de câncer causa medo. O câncer é visto como um monstro
genético que rejeita de forma veemente o tratamento e luta contra todas as medicações, roubando as esperanças e a chance de cura de muitos. A notícia causa espanto, o tratamento é temido e muitos permitem que suas esperanças morram de forma prematura, quando não precisa ser assim”, afirma Pr. Cristian Oliveira.
Ao passar pelo vale da sombra da morte e vencer o seu maior gigante,
pastor Cristian se viu desafiado a mergulhar em um novo mundo; a desenvolver pensamentos inspiradores; a lutar contra o medo; a construir um “ambiente de cura” e, sobretudo, a “dar a volta por cima”.
Conheça essa história real de fé, muita luta e de superação
no livro Vencendo o gigante chamado câncer, de Cristian Oliveira. |
Vale a pena viver, pois a vida é um dom de Deus. Cuide da sua saúde e a de sua família. Seja feliz hoje, pois a vida é cheia de surpresas; algumas boas, outras ruins. Sim, cheia de surpresas, porém "podemos todas as coisas naquele que nos fortalece".
Atenciosamente,
Editora Central Gospel
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário