Silas Malafaia: "Como o mundo seria sem a Reforma Protestante"
No dia 31 de outubro, comemoramos mais um ano de Reforma Protestante, e o pastor Silas Malafaia fala sobre a importância desse fato não só para a fé, mas para a sociedade
Imaginar um mundo sem a Reforma Protestante é uma especulação complexa, pois ela influenciou diversas áreas da nossa sociedade, como a política, as ciências, as artes, a educação, a economia, a cultura, os direitos humanos, o direito à vida, a escola pública. A Reforma mudou a história do mundo!
A Reforma Protestante foi um movimento liderado por figuras como Martinho Lutero, João Calvino e outros reformadores, que contestaram as práticas e doutrinas da Igreja Católica Romana da época. Consequentemente, os benefícios foram além dos religiosos. Se não tivesse acontecido a Reforma Protestante, não teríamos:
- A retomada do modelo democrático (criado na Grécia antiga);
- O Estado laico (separação entre Estado e Igreja);
- A implantação da liberdade religiosa e dos direitos civis;
- A valorização do trabalho (antes era considerado um castigo);
- A valorização da produção, que promoveu o sistema bancário, a circulação de moedas e o comércio;
- O avanço da produção de conhecimento e da ciência;
- O ensino público, que promoveu um avanço técnico, científico e cultural;
- A fundação dos Estados Unidos e do Canadá.
Sem a Reforma Protestante, a Igreja Católica Romana poderia ter mantido seu monopólio religioso e político sobre grande parte da Europa. Isso teria implicado um controle mais centralizado da fé, da educação e da cultura, com impactos significativos nas esferas política e social. Sem a Reforma Protestante, os pilares da fé cristã estavam distorcidos. Hoje, porém, sabemos claramente que somos salvos mediante a fé, pela graça, por meio de Cristo, que apenas a Bíblia é a Palavra de Deus e que só Ele é digno de glória.
Por todos esses motivos, nesse 31 de outubro, celebre os 506 anos da Reforma Protestante.
por SILAS MALAFAIA
Fonte: Avec
Nenhum comentário:
Postar um comentário