Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

domingo, 31 de outubro de 2021

VERSÍCULO DO DIA

 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miquéias 6:8

A PALAVRA DE DEUS

Conheça as lições de 4 grandes mulheres da Bíblia Sagrada · Alto Astral 

Na Antiguidade, antes do avanço da medicina, humanamente falando, a lepra era uma doença incurável e contagiosa. Devido aos sintomas, ela comparada ao pecado e, vem muitos casos, como no Uzias, um sinal visível de transgressão contra Deus. Sendo a doença vista como uma praga enviada por Deus para repreender o povo desobediente  (Levítico 14.34),  de acordo com a Lei moisaca, uma pessoa lepra era considerada imunda e deveria viver isolada, avisando publicamente quando estivesse se aproximando de alguém   (Levítico 13.2,3).  Para você entender melhor a associação na Bíblia entre a lepra e o pecado, observe algumas semelhanças. A lepra, depois de contraída, pode demorar muito para se manifestar visivelmente. Da mesma forma, o pecado se esconde e, muitas vezes, demora a aparecer. A lepra é uma doença contagiosa, principalmente pelo contato do infectado com pessoas que se aproximam dele ou de algum utensílio por ele utilizado. O pecado também é contagioso, pois está sendo transmitido à humanidade desde Adão. Com a progressão da lepra, a pessoa perde a sensibilidade nas áreas afetadas pela doença. O pecado também tira a sensibilidade da pessoa contra o mal. Portanto, uma vez que na Bíblia a lepra é associada ao pecado, só quando o pecado de Uzias foi punido com a morte, ou seja, quando o leproso foi removido do trono de Judá, Isaías pôde ver o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. 

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

guiame.com.br

Os pilares da Reforma Protestante


 Estátua de Martinho Lutero em Eisleben, Alemanha. (Reprodução / Britannica)

A Reforma Protestante foi o maior acontecimento na igreja cristã depois do Pentecostes. No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou nas portas da Igreja de Wittenberg as noventa e cinco teses contra as indulgências. Estava deflagrado esse poderoso movimento de retorno ao Cristianismo primitivo. A Reforma não foi uma inovação, mas uma volta à doutrina dos apóstolos. A Reforma foi erigida sobre cinco pilares doutrinários:

Em primeiro lugar, Sola Scriptura. A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. É nossa única regra de fé e prática. É composta de sessenta e seis livros, escritos por homens santos de Deus. A Bíblia não é julgada pela cultura nem mesmo validada pelos concílios. A Palavra de Deus está acima da tradição, das confissões, dos catecismos, das decisões conciliares. Sua mensagem não precisa ser atualizada nem ressignificada. Ela é sempre atual, sempre viva, sempre poderosa, sempre eficaz. Ela é eterna. A Palavra Deus restaura a alma, ilumina os olhos e dá sabedoria aos simples. Por meio dela nascemos, crescemos e somos fortalecidos. Pela sua instrumentalidade somos santificados, exortados e consolados. Ela é leite para os infantes e carne para os experimentados. É mais preciosa do que ouro e mais doce que o mel. Ela é pão que alimenta, água que dessedenta, martelo que debulha, fogo que aquece e espada que defende.

Em segundo lugar, Sola Gratia. A salvação é totalmente pela graça. Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Deus fez por nós, em Cristo Jesus. Não são nossas obras que nos levam para o céu, mas a obra de Cristo na cruz. Ele morreu pelos nossos pecados e pagou o preço da nossa redenção. A vida eterna não é uma conquista do mérito humano, mas uma oferta da graça de Deus. A vida eterna não é uma medalha de honra ao mérito que ostentamos, mas o presente do Rei recebido por um mendigo. Somos salvos totalmente pela graça para que toda a glória seja dada a Deus. 

Em terceiro lugar, Sola Fide. A salvação não é pelas obras nem pela fé mais as obras, mas pela graça, mediante a fé, para as obras. Somos salvos não pelas obras, mas para as obras. As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas a sua evidência. Não fazemos boas obras para sermos salvos, mas porque fomos salvos pela fé em Cristo Jesus. Fé e obras não estão em conflito. Uma é causa, a outra a consequência. Onde tem fé como raiz, há obras como fruto. Mas não é fé nos ídolos nem fé na fé, mas fé em Cristo Jesus. A fé não é causa meritória da nossa salvação; é a causa instrumental.

Em quarto lugar, Solus Christus. Somos salvos por Cristo Jesus e apenas por ele. Não é Jesus mais Maria, é só Jesus. Não é Jesus mais nosso mérito, é só Jesus. Não é Jesus mais a igreja, é só Jesus. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só ele tem as palavras de vida eterna. Só nele temos copiosa redenção.

Em quinto lugar, Soli Deo Gloria. A salvação foi planejada por Deus, é executada por Deus e será consumada por Deus para que toda a glória seja dada a ele. Tudo provém dele, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. Fomos salvos pela graça, para a glória e, do começo ao fim, nossa salvação é obra dele. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não há espaço para o homem vangloriar-se. Deus não divide sua glória com ninguém. Que o nosso coração se renda a ele, para dar-lhe todo o louvor e render-lhe toda a glória devida ao seu nome.

Hernandes Dias Lopes é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, escritor, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e diretor executivo da Editora Luz para o Caminho.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Um clamor por avivamento

 Fonte: Guiame Gospel

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

Homem é salvo por ex-militar após ataque cardíaco enquanto dirigia: ‘Deus o usou’

Veterano da Força Aérea tirou o homem do carro e realizou ressuscitação cardiopulmonar imediata, antes da chegada do socorro.

Fonte: Guiame, com informações do WLOX-TV Atualizado: Domingo, 31 de outubro de 2021 14:19
Carro bateu enquanto motorista sofria um ataque cardíaco; reencontro entre Walton e Ward, após alta do hospital. (Foto: Reprodução / WLOX-TV)
Carro bateu enquanto motorista sofria um ataque cardíaco; reencontro entre Walton e Ward, após alta do hospital. (Foto: Reprodução / WLOX-TV)

Em um momento angustiante de vida ou morte, Chris Walton tomou a decisão de uma fração de segundo de entrar em ação, realizar a ressuscitação cardiopulmonar e salvar a vida de um estranho.

A cena dramática se desenrolou em setembro, quando Eric Ward sofreu um ataque cardíaco enquanto dirigia e acabou batendo o carro.

Chamado de “Bom Samaritano”, Walton, de 51 anos, não apenas viu a colisão e esperou que os paramédicos salvassem Ward. Em vez disso, ele resolveu o problema com as próprias mãos, tirou Ward do veículo e fez uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Foi aquele pensamento rápido que inevitavelmente levou à sobrevivência de Ward, relatou a emissora WLOX-TV.

Reencontro

Ward passou 40 dias no hospital e recebeu alta no fim de semana sob aplausos de amigos e entes queridos que vieram recebê-lo em sua casa. Walton estava entre os que compareceram, e o reencontro entre eles foi emocionante.

“Embora ele tenha me dito para não me levantar, eu tive que me levantar e dar um abraço nele”, disse Ward à WLOX-TV. “Porque, além de Deus, sinto que foi ele quem salvou minha vida.”

Ward diz que não se lembra de nada do acidente, apenas acordando na UTI.

Vê-lo em casa e estar muito melhor é algo que seus amigos, família e comunidade esperaram ansiosamente.

“Oramos muito pela cura de Eric. Nós apenas agradecemos ao Senhor por ele estar curado”, disse Patrice Torricelli, que frequenta a igreja com Ward.

Vida salva

Walton, de 51 anos, disse que apesar de ser um ex-instrutor da Força Aérea dos Estados Unidos com treinamento em RCP, esta foi a primeira vez que ele precisou usar essas habilidades.

“Naquele momento, foi 'apenas a forma de ajudá-lo’”, disse Walton sobre seus pensamentos nos segundos após o acidente. “Então, eu vi 'Veterano do Exército' em suas poltronas e isso tornou mais importante para mim, como um colega veterano, ajudá-lo a sobreviver”.

Muitos comentários positivos foram deixados em uma postagem do WLOX-TV no Facebook que compartilhava tanto a imagem dos homens se abraçando quanto um link para a história.

Uma mulher escreveu: “Deus o colocou naquele lugar na hora certa” e outra acrescentou: “Graças a Deus por este HERÓI. As bênçãos contínuas de Deus para vocês dois."

Alexandrepfilho Via Guiame Gospel 

 

UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Provérbios 9:10

 

ASSISTÃO VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA ESTE LINDO VÍDEO NO CONFORTO DE SUA CASA NO NOME DE JESUS

CELEBRANDO NO MURO  DAS  LAMENTAÇÕES! DOMINGO  31/10 ÀS  13h  DIRETO DE ISRAEL COM ALINE

 

MINUTO DE ORAÇÃO

 Conheça uma oração especial para cada dia da semana 

 Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!

 

sábado, 30 de outubro de 2021

ACORDANDO E MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR


Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

 

MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR

Nem sempre é fácil conviver com a família. Muitas famílias têm grandes problemas e muitas pessoas nem sequer têm família. Mas Deus tem poder para restaurar relacionamentos e dar uma nova família a quem não tem.

SABADÃO GOSPEL ESPECIAL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

Nani Azevedo lança a canção e o clipe “Ele é Santo”

Clipe foi gravado em uma igreja de São Paulo e contou com a participação de um coral.

Fonte: Guiame  Atualizado: Sábado , 30 de outubro de 2021 22:40
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Prestes a completar 40 anos de carreira em 2022, o cantor Nani Azevedo apresentou na sexta-feira (22) sua nova música de trabalho pela Central Gospel Music. Escrito pelo próprio artista, Ele é Santo nasceu durante a leitura do Salmo 99 e contou com a produção musical de Leandro Simões e arranjos vocais de Thyago Férsil.

“Eu peguei o violão e comecei a musicar encaixando o texto dentro da melodia. A principal mensagem da canção é a Palavra de Deus cantada e espero que esse lançamento alcance milhares de vidas. O público pode esperar alimento porque a Bíblia é alimento, só que com música, além de poder se deleitar num momento de adoração ao Senhor”, declara Nani Azevedo.

O clipe de Ele é Santo foi gravado na igreja Paz Church, em São Paulo, sob a direção de Nick Miranda, e contou com um coral. No mesmo local, Nani Azevedo gravou o clipe de mais duas canções inéditas que serão lançadas em 2022. De acordo com o cantor, as imagens são de encher os olhos.

 Fonte: Guiame Gospel

MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR

 Por isso não tema, pois estou com você;  não tenha medo, pois sou o seu Deus.  Eu o fortalecerei e o ajudarei;  eu o segurarei  com a minha mão direita vitoriosa.  Isaías 41:10

VEM AÍ A ESLAVEC 2021 O EVENTO SERÁ DE 1 A 4 DE NOVEMBRO, NO RIO DE JANEIRO ALÉM DO PASTOR LUIZ HERMÍNIO, DO APÓSTOLO RENÊ TERRA NOVA E DO BISPO MANOEL FERREIRA

Sim, você é líder! Todos nós somos em alguma área da vida, então eu convido você para participar da Eslavec 2021 e aprender com líderes experientes.
O evento será de 1 a 4 de novembro, no Rio de Janeiro. Eu serei um dos preletores, além do pastor Luiz Hermínio, do apóstolo Renê Terra Nova e do bispo Manoel Ferreira
 Pr Silas Malafaia

 

CONFORTANDO SE NA PALAVRA DO SENHOR

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.  Filipenses 1:6

UMA PALAVRA DE FÉ

Ele ficou conhecido como o maior profeta messiânico da Bíblia porque foi quem mais recebeu e comunicou revelações acerca do Messias, especialmente nos capítulos 42  53.  Movido por essa esperança, Isaías apresentou uma visão profética muito clara do Messias à sua geração durante os 47 anos que durou seu ministério. Isaías foi um homem influente. É provável que ele tenha pertencido à classe aristocrática de Jerusalém. Estima-se que era parente ou alguém bem próximo do rei Uzias e que viva no palácio, tendo liberdade para ensinar na Corte real  (Isaías 7.3-17;39.3), intervir em assuntos de Estado   (Isaías 37.5-7)  e manter relações estreitas com sacerdotes e com outras autoridades na capital do reino   (Isaías 8.2).  Isaías viveu durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, passando toda a sua vida à sombra das ameaças da Assíria, que já havia invadido o Reino do Norte, Israel.   

 

Leiam e aprenda com a Bíblia  

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

guiame.com.br

Os pilares da Reforma Protestante


 Estátua de Martinho Lutero em Eisleben, Alemanha. (Reprodução / Britannica)

A Reforma Protestante foi o maior acontecimento na igreja cristã depois do Pentecostes. No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou nas portas da Igreja de Wittenberg as noventa e cinco teses contra as indulgências. Estava deflagrado esse poderoso movimento de retorno ao Cristianismo primitivo. A Reforma não foi uma inovação, mas uma volta à doutrina dos apóstolos. A Reforma foi erigida sobre cinco pilares doutrinários:

Em primeiro lugar, Sola Scriptura. A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. É nossa única regra de fé e prática. É composta de sessenta e seis livros, escritos por homens santos de Deus. A Bíblia não é julgada pela cultura nem mesmo validada pelos concílios. A Palavra de Deus está acima da tradição, das confissões, dos catecismos, das decisões conciliares. Sua mensagem não precisa ser atualizada nem ressignificada. Ela é sempre atual, sempre viva, sempre poderosa, sempre eficaz. Ela é eterna. A Palavra Deus restaura a alma, ilumina os olhos e dá sabedoria aos simples. Por meio dela nascemos, crescemos e somos fortalecidos. Pela sua instrumentalidade somos santificados, exortados e consolados. Ela é leite para os infantes e carne para os experimentados. É mais preciosa do que ouro e mais doce que o mel. Ela é pão que alimenta, água que dessedenta, martelo que debulha, fogo que aquece e espada que defende.

Em segundo lugar, Sola Gratia. A salvação é totalmente pela graça. Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Deus fez por nós, em Cristo Jesus. Não são nossas obras que nos levam para o céu, mas a obra de Cristo na cruz. Ele morreu pelos nossos pecados e pagou o preço da nossa redenção. A vida eterna não é uma conquista do mérito humano, mas uma oferta da graça de Deus. A vida eterna não é uma medalha de honra ao mérito que ostentamos, mas o presente do Rei recebido por um mendigo. Somos salvos totalmente pela graça para que toda a glória seja dada a Deus. 

Em terceiro lugar, Sola Fide. A salvação não é pelas obras nem pela fé mais as obras, mas pela graça, mediante a fé, para as obras. Somos salvos não pelas obras, mas para as obras. As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas a sua evidência. Não fazemos boas obras para sermos salvos, mas porque fomos salvos pela fé em Cristo Jesus. Fé e obras não estão em conflito. Uma é causa, a outra a consequência. Onde tem fé como raiz, há obras como fruto. Mas não é fé nos ídolos nem fé na fé, mas fé em Cristo Jesus. A fé não é causa meritória da nossa salvação; é a causa instrumental.

Em quarto lugar, Solus Christus. Somos salvos por Cristo Jesus e apenas por ele. Não é Jesus mais Maria, é só Jesus. Não é Jesus mais nosso mérito, é só Jesus. Não é Jesus mais a igreja, é só Jesus. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só ele tem as palavras de vida eterna. Só nele temos copiosa redenção.

Em quinto lugar, Soli Deo Gloria. A salvação foi planejada por Deus, é executada por Deus e será consumada por Deus para que toda a glória seja dada a ele. Tudo provém dele, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. Fomos salvos pela graça, para a glória e, do começo ao fim, nossa salvação é obra dele. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não há espaço para o homem vangloriar-se. Deus não divide sua glória com ninguém. Que o nosso coração se renda a ele, para dar-lhe todo o louvor e render-lhe toda a glória devida ao seu nome.

Hernandes Dias Lopes é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, escritor, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e diretor executivo da Editora Luz para o Caminho.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Um clamor por avivamento

 Fonte: Guiame Gospel

 

 

SALMOS

Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência. Salmos 5:11-12 

REFLETINDO NA PALAVRA DO SENHOR

Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Jeremias 17:7-8 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

“Deus usou a imprensa para tirar o povo da escuridão”, diz pastor sobre Reforma Protestante

O YouTube está fazendo hoje o que a imprensa fez no tempo de Lutero, conforme aponta Paulo Junior.

Fonte: Guiame, Cris Beloni Atualizado: Sábado, 30 de outubro de 2021 09:50
Pastor Paulo Junior, líder do movimento Em Defesa do Evangelho. (Foto: Captura de tela/YouTube)
Pastor Paulo Junior, líder do movimento Em Defesa do Evangelho. (Foto: Captura de tela/YouTube)

Um vídeo postado pelo pastor Paulo Junior, da Igreja Aliança do Calvário, chama a atenção para a importância da imprensa para abrir os olhos das pessoas em relação à vida com Deus

O conteúdo foi exposto pela primeira vez em 2018 e ainda serve de referência para associar o movimento de Martinho Lutero aos movimentos atuais de cristãos nos dias de hoje.

“Há cinco séculos houve um evento que marcou a história da humanidade — a Reforma Protestante. O movimento extraordinário também é chamado de ‘período das luzes’, após a Igreja ter passado por séculos de escuridão doutrinária, teológica e soteriológica”, iniciou.

Mas, o pastor observa que as ideias de Lutero só se propagaram por toda Europa por conta da imprensa. “As ideias escritas de Lutero foram impressas e publicadas por toda parte e as pessoas puderam ter acesso à verdade”, enfatizou.

“O Youtube faz hoje o que a imprensa fez nos tempos de Lutero”

“Deus usou a imprensa para tirar o povo da escuridão, cumprindo então o versículo ‘conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. Depois de séculos, parece que passamos de novo por um período de ignorância bíblica e doutrinária”, observou.

O pastor destaca que “Deus, mais uma vez, faz uso da tecnologia para que a verdade chegue a todos nós. O Youtube está fazendo hoje o que a imprensa fez na época de Lutero”, observou.

“Veja que maravilha poder acompanhar cultos ao vivo, exposições de livros e cartas da Bíblia sendo publicados no YouTube. A Igreja tem vivido um tempo dourado, é um novo tempo de luzes onde a informação, a verdade e a sã doutrina estão disponíveis em todas as partes do mundo”, destacou.

“Perderemos nosso direito de liberdade’

“Pela misericórdia de Deus a mídia nos tem dado uma liberdade que nunca tivemos antes. Contudo, eu quero fazer um alerta — teremos o nosso direito de liberdade cerceado pelos grandes veículos de comunicação”, avisou. 

Ele citou que isso já acontece com algumas páginas do Facebook, alguns conteúdos no Youtube e em outras mídias sociais. 

“O que fere e contraria os princípios ideológicos ‘deste sistema’ não serão permitidos e não poderão ser publicados ou serão retirados do ar. No tocante ao conteúdo cristão, creio que será uma ameaça ainda maior para esse sistema”, ressaltou.

‘Vamos aproveitar a liberdade que temos agora’

Paulo Junior acredita que muitos canais que são proeminentes hoje, serão cancelados e não haverá mais possibilidade de propagar mensagens bíblicas. 

“Vamos aproveitar para divulgar tudo o que temos agora, enquanto temos essa liberdade, principalmente para aqueles que nunca ouviram a Palavra e ainda estão mergulhados nas seitas e sob o domínio dos falsos profetas”, aconselhou.

“Faça isso enquanto nós temos tempo. Baixem os conteúdos em computadores porque o dia que isso tudo for retirado, não teremos mais acesso aos materiais de pregações online. Faça um arquivo para depois ter material para compartilhar em cultos familiares”, deixou a dica. 

O pastor acredita que esse dia está próximo de acontecer. Vamos fazer isso enquanto temos liberdade. Que Deus nos ajude e nos conserve acreditando, ainda que essas portas se fechem, outras serão abertas porque a palavra de Deus não está presa”, concluiu.

Fonte: Guiame Gospel 

 

UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA


Trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou. Mateus 4:25

 

MINUTO DE ORAÇÃO

Conheça uma oração especial para cada dia da semana 

 Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!

 

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

CAMINHANDO COM A BÍBLIA

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. João 10:27-29 

MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR

Não há nada melhor que ter uma família feliz. Uma família feliz dá segurança e estabilidade aos seus membros. Em meio a tantas famílias destroçadas, a Bíblia nos dá a esperança que podemos criar uma família feliz. Basta seguir a receita de Deus para a família.

MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR

 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:11-12

CONFORTANDO SE NA PALAVRA DO SENHOR

E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. Mateus 10:42 

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 Boa tarde! Faça como o apóstolo Paulo: em vez de focar só os seus problemas, olhe para Jesus. Creia que Ele está com você! Veja-o como o Senhor vivo e atuante que criou o céu e a terra pelo poder da Sua palavra, que o ama e irá socorrê-lo. Como disse o salmista: Deus é grande e operas maravilhas; só Ele é Deus  (Salmo 86.10)! O profeta Jeremias também fez uma declaração, que anima aqueles que estão atravessando por lutas e adversidades: Ó SENHOR, meu Deus, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para Ti  (Jeremias 32.17 NtLH).  Quando o Criador ordena, nada pode impedir a sua vontade. Veja o que está escrito em  Gênesis 1.3: E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Se o Todo-poderoso mandar, imediatamente as coisas acontecem.

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

guiame.com.br

Os pilares da Reforma Protestante


 Estátua de Martinho Lutero em Eisleben, Alemanha. (Reprodução / Britannica)

A Reforma Protestante foi o maior acontecimento na igreja cristã depois do Pentecostes. No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou nas portas da Igreja de Wittenberg as noventa e cinco teses contra as indulgências. Estava deflagrado esse poderoso movimento de retorno ao Cristianismo primitivo. A Reforma não foi uma inovação, mas uma volta à doutrina dos apóstolos. A Reforma foi erigida sobre cinco pilares doutrinários:

Em primeiro lugar, Sola Scriptura. A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. É nossa única regra de fé e prática. É composta de sessenta e seis livros, escritos por homens santos de Deus. A Bíblia não é julgada pela cultura nem mesmo validada pelos concílios. A Palavra de Deus está acima da tradição, das confissões, dos catecismos, das decisões conciliares. Sua mensagem não precisa ser atualizada nem ressignificada. Ela é sempre atual, sempre viva, sempre poderosa, sempre eficaz. Ela é eterna. A Palavra Deus restaura a alma, ilumina os olhos e dá sabedoria aos simples. Por meio dela nascemos, crescemos e somos fortalecidos. Pela sua instrumentalidade somos santificados, exortados e consolados. Ela é leite para os infantes e carne para os experimentados. É mais preciosa do que ouro e mais doce que o mel. Ela é pão que alimenta, água que dessedenta, martelo que debulha, fogo que aquece e espada que defende.

Em segundo lugar, Sola Gratia. A salvação é totalmente pela graça. Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Deus fez por nós, em Cristo Jesus. Não são nossas obras que nos levam para o céu, mas a obra de Cristo na cruz. Ele morreu pelos nossos pecados e pagou o preço da nossa redenção. A vida eterna não é uma conquista do mérito humano, mas uma oferta da graça de Deus. A vida eterna não é uma medalha de honra ao mérito que ostentamos, mas o presente do Rei recebido por um mendigo. Somos salvos totalmente pela graça para que toda a glória seja dada a Deus. 

Em terceiro lugar, Sola Fide. A salvação não é pelas obras nem pela fé mais as obras, mas pela graça, mediante a fé, para as obras. Somos salvos não pelas obras, mas para as obras. As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas a sua evidência. Não fazemos boas obras para sermos salvos, mas porque fomos salvos pela fé em Cristo Jesus. Fé e obras não estão em conflito. Uma é causa, a outra a consequência. Onde tem fé como raiz, há obras como fruto. Mas não é fé nos ídolos nem fé na fé, mas fé em Cristo Jesus. A fé não é causa meritória da nossa salvação; é a causa instrumental.

Em quarto lugar, Solus Christus. Somos salvos por Cristo Jesus e apenas por ele. Não é Jesus mais Maria, é só Jesus. Não é Jesus mais nosso mérito, é só Jesus. Não é Jesus mais a igreja, é só Jesus. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só ele tem as palavras de vida eterna. Só nele temos copiosa redenção.

Em quinto lugar, Soli Deo Gloria. A salvação foi planejada por Deus, é executada por Deus e será consumada por Deus para que toda a glória seja dada a ele. Tudo provém dele, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. Fomos salvos pela graça, para a glória e, do começo ao fim, nossa salvação é obra dele. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não há espaço para o homem vangloriar-se. Deus não divide sua glória com ninguém. Que o nosso coração se renda a ele, para dar-lhe todo o louvor e render-lhe toda a glória devida ao seu nome.

Hernandes Dias Lopes é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, escritor, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e diretor executivo da Editora Luz para o Caminho.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Um clamor por avivamento

 Fonte: Guiame Gospel

 

SALMOS

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos. Salmos 146:5-8 

RESUMO DA NOVELA DA REDE RECORD

GÊNESIS 

Sexta-feira, 29 de outubro

Sheshi se despede do filho. Adurrá é perseguido. Merianat provoca Kamesha, enquanto ela tem uma grande surpresa. Judá tem um impasse com Er.

 

REFLETINDO NA PALAVRA DO SENHOR

Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Oséias 8:11 

UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA

 "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.

Levítico 19:28

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

Ex-ator pornô é tocado por Jesus e se torna pastor: “O amor de Deus supera tudo”

Joshua Broome deixou a indústria adulta e começou uma nova vida após um encontro com Deus.

Fonte: Guiame, com informações da CBN News Atualizado: sexta-feira, 29 de outubro de 2021 08:21
Joshua Broome deixou a indústria adulta e começou uma nova vida. (Foto: Reprodução/The 700 Club)
Joshua Broome deixou a indústria adulta e começou uma nova vida. (Foto: Reprodução/The 700 Club)

Joshua Broome viveu uma ascenção na indústria da pornografia, mas suas escolhas o levaram à beira do suicídio. “Eu queria morrer. Eu sentia como se tivesse cavado um buraco gigantesco que nunca poderia sair”, disse ele ao 700 Club.

Por crescer com um pai ausente, Joshua quis provar seu valor e encontrou isso na carreira de modelo. As produções fotográficas escondiam a montanha-russa emocional entre aceitação e rejeição por trás dele.

“Queria encontrar um propósito. Senti muita afirmação, mas não durou”, lembra.

Na casa dos 20 anos, ele se mudou para Los Angeles na esperança de se tornar ator. Enquanto trabalhava em um bar, ele foi apresentado a um agente da indústria pornográfica.

“Ele dizia: 'Cara, você pode ser tão famoso quanto quiser.' Eu sabia no meu íntimo que minha mãe não me criou para fazer isso. Mas tomei a decisão de dizer 'sim' e fui para aquele estúdio, e para ser sincero, só pensava em voltar para casa com um cheque na mão”, conta Joshua.

Ele passou a estrelar diversos filmes adultos e encarar a si mesmo como um “produto”. Em pouco tempo, Joshua estava ganhando prêmios e se tornando famoso. Ainda assim, ele não sentia paz com sua condição.

“Parecia estranho, mas eu alimentava isso: 'Bem, pelo menos sou conhecido por alguma coisa'. Mas sempre parecia errado. Então nunca houve uma noite em que eu deitasse minha cabeça no travesseiro e me sentisse orgulhoso de mim mesmo”, revela.

Fardo da culpa

Joshua passou a lidar com a depressão e pensamentos suicidas. Ele até chegava a pedir a ajuda de Deus, mas vivia perturbado com a culpa. “Eu tomava banho tentando me livrar dessa sensação de alguma forma”, diz. “Não sabia como minha vida poderia progredir.”

Depois de quase mil filmes, ganhando mais de um milhão de dólares, Joshua deixou o mercado da pornografia. Ainda assim, ele não tinha paz. “Eu tinha as coisas que acreditava que me trariam felicidade e paz, e não funcionou”, comenta.

Joshua conseguiu um emprego em uma academia como personal trainner e depois de quase três anos, conheceu Hope. Em seu primeiro encontro, ele confessou seu passado na indústria pornográfica. A resposta dela pegou Joshua de surpresa. “Ela apenas perguntou: ‘Você sabe quem é Deus?’”

Na semana seguinte, Joshua foi à igreja com Hope. “Eu ouvi o Evangelho de forma tão clara e o pregador dizia que Deus me ama, e que sua busca por mim é implacável”, disse Joshua. 


Joshua e sua esposa, Hope, com um de seus filhos. (Foto: Reprodução/The 700 Club) 

Naquele dia, Joshua entregou sua vida a Cristo. “Eu simplesmente senti essa paz neste momento”, lembra. “Senti que esse peso que eu estava carregando foi tirado de mim.”

Um ano depois, Joshua e Hope se casaram e hoje têm três filhos. Atualmente, Joshua é pastor e deseja que outros encontrem a paz que ele experimentou em Jesus.

“Todos nós sofremos, todos experimentamos o fracasso, todos nós temos essas experiências na vida. A verdade é que o amor de Deus por você supera tudo isso e pode te livrar de tudo o que te machucou, ou de tudo o que você fez. É ali onde Deus quer encontrar você”, aconselha.

Alexandrepfilho Via Guiame Gospel 

 

MINUTO DE ORAÇÃO

 Conheça uma oração especial para cada dia da semana 

 Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!

 

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

MOMENTO DE PAZ COM O SENHOR JESUS

 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.  1 Coríntios 15:58

MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR

É uma instituição divina, criada por Deus, permanente e que não muda. Constitui-se por pai, mãe e filho(s). Dentro desta instituição é necessário estabelecer alguns parâmetros e, segundo a Bíblia, o marido tem a tarefa de liderar a família (Efésios 5:24) com amor e respeito (1 Pedro 3:7; Colossenses 3:18-19).

MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Provérbios 3:7-8 

CONFORTANNDO SE NA PALAVRA DO SENHOR

O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR. Provérbios 18:22 

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

Boa tarde! Existe a tendência natural do homem de sempre olhar para as dificuldades, em vez de manter os olhos em Deus e confiar no Seu socorro. Essa tendência, se cultivada e não combatida, pode trazer inquietações. Aprendemos com o apóstolo Paulo que não devemos agir dessa forma. Ele não negou, absolutamente, a existência dos problemas. Mas, em  Romanos 8.31-39,  antes de enumerar as adversidades enfrentadas pelos cristãos, Paulo fez  uma pergunta que, por si só, incentiva a fé; Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

Heróis da Fé: Martinho Lutero, o ícone da Reforma Protestante

Após a publicação das 95 teses, pregadas na porta da capela de Wittemberg, Martinho Lutero foi julgado e formalmente declarado herege.

Fonte: Guiame, com informações do Britannica Atualizado: quinta-feira, 28 de outubro de 2021 14:56
Lutero e a pregação das 95 teses na porta da capela de Wittemberg. (Imagem: Ferdinand Pauwels / domínio público)
Lutero e a pregação das 95 teses na porta da capela de Wittemberg. (Imagem: Ferdinand Pauwels / domínio público)

Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, Saxônia, Alemanha. Teólogo alemão e reformador religioso, foi o catalisador no século 16 da Reforma Protestante. Por meio de suas palavras e ações, Lutero precipitou um movimento que reformulou certos princípios básicos da crença cristã e resultou na divisão da cristandade ocidental entre Catolicismo Romano e as novas tradições protestantes, principalmente Luteranismo, Calvinismo, a Comunhão Anglicana, os Anabatistas e os Antitrinitarianos.

Logo após o nascimento de Lutero, sua família mudou-se de Eisleben para a pequena cidade de Mansfeld, cerca de 16 km a noroeste. Seu pai, Hans Luther, que prosperou no negócio local de refino de cobre, tornou-se vereador de Mansfeld em 1492. Existem poucas fontes de informação sobre a infância de Martinho Lutero além de suas lembranças quando homem idoso; compreensivelmente, elas parecem ser coloridas por uma certa nostalgia romântica.

Lutero começou sua educação em uma escola de latim em Mansfeld na primavera de 1488. Lá ele recebeu um treinamento completo na língua latina e aprendeu de cor os Dez Mandamentos, a Oração do Senhor, o Credo dos Apóstolos e as orações da manhã e da noite.

Em 1497, Lutero foi enviado para a vizinha Magdeburgo para frequentar uma escola dirigida pelos Irmãos da Vida Comum, uma ordem monástica leiga cuja ênfase na piedade pessoal aparentemente exerceu uma influência duradoura sobre ele. Em 1501 matriculou - se na Universidade de Erfurt, na época uma das universidades mais ilustres da Alemanha. Os registros de matrícula o descrevem como em habendo, o que significa que ele não era elegível para ajuda financeira, um testemunho indireto do sucesso financeiro de seu pai. Lutero fez o curso habitual de artes liberais e recebeu o diploma de bacharelado em 1502. Três anos depois, obteve o título de mestre. Seus estudos deram-lhe uma exposição completa a Escolástica; muitos anos depois, ele falou de Aristóteles e William de Ockham como "seus professores".

Conversão para a vida monástica

Tendo se formado na faculdade de artes, Lutero era elegível para buscar um trabalho de graduação em uma das três disciplinas “superiores”: direito, medicina ou teologia. De acordo com os desejos de seu pai, ele começou a estudar direito. Com orgulho, ele comprou uma cópia do Corpus Juris Canonici (“Corpus de Direito Canônico”), a coleção de textos de direito eclesiástico e outros livros jurídicos importantes.

Menos de seis semanas depois, em 17 de julho de 1505, Lutero abandonou o estudo do direito e entrou no mosteiro em Erfurt da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, uma ordem mendicante fundada em 1256. Sua explicação para sua mudança abrupta de opinião foi que uma violenta tempestade perto da vila de Stotternheim o aterrorizou a tal ponto que ele involuntariamente jurou se tornar um monge se ele sobreviveu. Como seu voto foi claramente feito sob coação, Lutero poderia facilmente tê-lo ignorado; o fato de que ele não indica que a experiência da tempestade foi apenas um catalisador para motivações muito mais profundas.

O pai de Lutero estava compreensivelmente zangado com ele por abandonar uma carreira prestigiosa e lucrativa na advocacia em favor do mosteiro. Em resposta à confissão de Lutero de que na tempestade ele havia sido "assediado pelo terror e agonia da morte súbita", seu pai disse apenas: "Que isso não se prove uma ilusão e engano."

Na segunda metade do século 15, a ordem agostiniana havia se dividido em duas facções, uma buscando reforma na direção da regra estrita original da ordem, a outra favorecendo modificações. O mosteiro a que Lutero se juntou em Erfurt fazia parte da facção estrita e observadora. Dois meses depois de entrar no mosteiro, em 15 de setembro de 1505, Lutero fez sua confissão geral e foi admitido na comunidade como noviço.

A nova vida monástica de Lutero se conformava ao compromisso que incontáveis ​​homens e mulheres haviam assumido ao longo dos séculos - uma existência devotada a um entrelaçamento de trabalho diário e adoração. Seus aposentos espartanos consistiam em uma cela sem aquecimento, mobiliada apenas com uma mesa e uma cadeira. O seu quotidiano estruturava-se em torno da regra monástica e da observância das horas canónicas, que se iniciava às 2 horas da manhã. No outono de 1506, ele foi totalmente admitido na ordem e começou a se preparar para sua ordenação ao sacerdócio. Ele celebrou sua primeira missa em maio de 1507 com muito medo e tremor, segundo suas próprias lembranças.

Doutor em teologia

Mas Lutero não se contentaria com a existência anônima e rotineira de um monge. Em 1507, ele começou a estudar teologia na Universidade de Erfurt. Transferido para o mosteiro agostiniano em Wittenberg no outono de 1508, ele continuou seus estudos na universidade de lá. Como a universidade de Wittenberg era nova (foi fundada em 1502), seus requisitos de graduação eram bastante brandos. Depois de apenas um ano de estudo, Lutero tinha completado os requisitos não só para o bacharelado em Bíblia, mas também para o próximo maior grau teológico, o da Sententiarius, que o qualificaria para ensinar na Peter Lombard sobre os “Quatro livros de sentenças” (Sententiarum libri IV), o livro teológico padrão da época. Como ele foi transferido de volta para Erfurt no outono de 1509, a universidade de Wittenberg não pôde conferir os títulos a ele. Lutero então peticionou descaradamente ao corpo docente de Erfurt para conferir os graus. Seu pedido, embora incomum, foi totalmente adequado e, no final, foi atendido.

Seus estudos subsequentes para um doutorado em teologia foram interrompidos, provavelmente entre o outono de 1510 e a primavera de 1511, por sua designação para representar os observantes mosteiros agostinianos alemães em Roma. Em questão estava um decreto papal do Papa Júlio II que fundiu administrativamente as casas observantes e não observantes da ordem. É indicativo do papel emergente de Lutero em sua ordem que ele foi escolhido, junto com um irmão monástico de Nürnberg, para defender as casas observantes em seu apelo da decisão ao papa. A missão não teve sucesso, no entanto, porque a mente do papa já estava decidida. Os comentários de Lutero em anos posteriores sugerem que a missão causou nele uma impressão profundamente negativa: ele encontrou em Roma uma falta de espiritualidade no próprio coração da cristandade ocidental.

Logo após seu retorno, Lutero foi transferido para o mosteiro de Wittenberg para terminar seus estudos na universidade. Ele recebeu seu doutorado no outono de 1512 e assumiu o cargo de professor de estudos bíblicos, fornecido pela ordem agostiniana. Ao mesmo tempo, suas responsabilidades administrativas no mosteiro de Wittenberg e na ordem agostiniana aumentaram, e ele começou a publicar escritos teológicos, como as 97 teses intituladas Disputation Against Scholastic Theology.

Embora haja alguma incerteza sobre os detalhes do ensino acadêmico de Lutero, sabe-se que ele ofereceu cursos sobre vários livros bíblicos - dois sobre o livro dos Salmos - bem como sobre as epístolas de São Paulo aos Romanos, Gálatas e Hebreus. De todos os relatos, Lutero foi um palestrante estimulante. Um aluno relatou que ele estava um homem de estatura média, com uma voz que combinava nitidez na enunciação de sílabas e palavras, e suavidade no tom. Ele falava nem muito rápido nem muito devagar, mas em um ritmo uniforme, sem hesitação e com muita clareza.

Os estudiosos examinaram as notas das palestras de Lutero em busca de sugestões de uma nova teologia em desenvolvimento, mas os resultados foram inconclusivos. Nem as notas dão qualquer indicação de uma luta espiritual profunda, que Lutero nos anos posteriores associou a este período de sua vida.

A controvérsia das indulgências de Martinho Lutero

Indulgências e salvação

No outono de 1517, um evento aparentemente inócuo rapidamente tornou o nome de Lutero uma palavra familiar na Alemanha. Irritado com Johann Tetzel, um frade dominicano que teria pregado aos fiéis que a compra de uma carta de indulgência implicava o perdão de pecados, Lutero redigiu um conjunto de propostas com o propósito de conduzir um debate acadêmico sobre indulgências na universidade de Wittenberg. Ele despachou uma cópia do “Noventa e cinco teses” ao superior de Tetzel, Arcebispo Albert de Mainz, junto com um pedido para que Albert acabasse com a pregação extravagante de Tetzel; ele também enviou cópias para vários amigos. Em pouco tempo, Albert solicitou formalmente que os procedimentos oficiais fossem iniciados em Roma para verificar a ortodoxia da obra. Enquanto isso, começou a circular na Alemanha, junto com algumas publicações explicativas de Lutero.

Lutero claramente pretendia que as “Noventa e cinco teses” fossem subservientes à igreja e ao papa, e seu tom geral é, portanto, mais investigativo do que doutrinário. No entanto, há uma corrente detectável de “reformar” o sentimento em várias teses que começam com a frase “Os cristãos devem ser ensinados que ...”, bem como algumas declarações abertamente provocadoras expressa-trabalho. A Tese 86, por exemplo, pergunta: Por que o papa, cuja riqueza hoje é maior do que a do mais rico Crasso, não constrói a basílica de São Pedro com seu próprio dinheiro, e não com o dinheiro dos crentes pobres?

Os estudiosos discordam sobre como Lutero começou a formular as posições teológicas que eventualmente o levaram a se separar da igreja. Se ele tinha feito isso no outono de 1517, então as Noventa e cinco teses devem ser vistas como o primeiro - embora hesitante - manifesto de uma nova teologia. A maioria dos estudiosos, no entanto, acredita que a conversão de Lutero foi um longo processo que não culminou até bem depois que a controvérsia das indulgências estava em pleno andamento na primavera de 1518. Na verdade, sua conversão a uma nova compreensão do evangelho foi fortemente influenciado pela controvérsia, de acordo com essa visão.

No final de 1518, de acordo com a maioria dos estudiosos, Lutero alcançou uma nova compreensão da noção cristã fundamental de salvação ou reconciliação com Deus. Ao longo dos séculos, a igreja concebeu os meios de salvação de várias maneiras, mas comum a todos eles era a ideia de que a salvação é efetuada conjuntamente por humanos e por Deus - por humanos através da orientação de sua vontade de fazer boas obras e, assim, para agradar a Deus e por Deus através de sua oferta de graça perdoadora. Lutero rompeu dramaticamente com essa tradição ao afirmar que os humanos não podem contribuir com nada para sua salvação: a salvação é, plena e completamente, uma obra de graça divina.

A compreensão de Lutero veio a ele depois de um longo conflito interno no qual ele agonizou, até mesmo se desesperou, por causa de sua incapacidade de controlar sua vontade de maneira adequada para fazer boas obras. Enquanto medita sobre A Carta de Paulo aos Romanos (1:17) - na qual o Apóstolo declara: “Porque nele [isto é, o evangelho] a justiça de Deus se revela pela fé: como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’”.

Lutero experimentou uma iluminação que mais tarde descreveu como uma espécie de conversão. “Foi como se os próprios portões do céu se abrissem diante de mim”, escreveu ele. A natureza dramática e intensamente pessoal dessa experiência ajuda a explicar a recusa determinada de Lutero, durante a controvérsia das indulgências, em retratar seus pontos de vista teológicos.

Excomunhão

Após um atraso causado pela eleição do novo imperador alemão, os procedimentos eclesiásticos formais contra Lutero foram revividos no outono de 1519. Em janeiro de 1520, um consistório ouviu a recomendação de que a ortodoxia de Lutero fosse examinada e, um mês depois, uma comissão papal concluiu que os ensinamentos de Lutero eram heréticos.

Como esta conclusão pareceu precipitada para alguns membros da Cúria, outra comissão, consistindo dos chefes de várias ordens monásticas importantes, foi convocada, e apresentou o julgamento surpreendentemente brando de que as proposições de Lutero eram “escandalosas e ofensivas aos ouvidos piedosos”, mas não heréticas.

Depois que Eck apareceu em Roma e fez pronunciamentos terríveis sobre a situação na Alemanha, mais um exame dos escritos de Lutero foi realizado. Finalmente, em 15 de junho de 1520, Leo emitiu a bula Exsurge Domine (“Levanta-te, Senhor”), que afirmava que 41 sentenças nos vários escritos de Lutero eram “heréticas, escandalosas, ofensivas aos ouvidos piedosos”, embora não especificasse quais sentenças receberam qual veredicto. Lutero teve 60 dias após receber a bula para se retratar e outros 60 dias para relatar sua retratação a Roma.

A princípio, Lutero acreditou que a história do touro era um boato malicioso espalhado por Eck. Quando a realidade de sua condenação ficou clara, no entanto, ele respondeu de forma beligerante em um tratado intitulado Contra o Touro Execrável do Anticristo. Expirado o prazo de 60 dias estipulado na bula, em 10 de dezembro de 1520, Lutero cancelou suas aulas, marchou para uma fogueira iniciada por seus alunos do lado de fora de um dos portões da cidade e jogou uma cópia do touro no fogo.

A bula de excomunhão que se seguiu, Decet Romanum Pontificem (“Agrada ao Romano Pontífice”), foi publicado em 3 de janeiro de 1521. Martinho Lutero foi formalmente declarado herege. Normalmente, os condenados como hereges eram presos por uma autoridade do governo secular e executados na fogueira. No caso de Lutero, entretanto, um conjunto complexo de fatores tornou tal punição impossível. O novo rei alemão (e imperador do Sacro Império Romano), Carlos V concordou como condição para sua eleição que nenhum alemão seria condenado sem uma audiência adequada; muitos, incluindo o próprio Lutero, estavam convencidos de que Lutero não tinha recebido esse direito. Outros notaram várias deficiências formais no Exsurge Domine, incluindo o fato de que ele não citou Lutero corretamente e que uma das sentenças que condenou foi na verdade escrita por outro autor. Outros ainda achavam que o apelo de Lutero para a reforma merecia uma audiência mais séria. Circulou, portanto, uma proposta de que Lutero recebesse uma audiência formal quando a Dieta imperial se reunisse em Worms no final da primavera.

Compreensivelmente, o núncio papal Girolamo Aleandro, que representou a Cúria no Sacro Império Romano, rejeitou veementemente essa ideia. Sua posição era clara: um herege condenado não merecia uma audiência. A Dieta não podia fazer nada além de endossar o veredicto eclesiástico e levar o herege ao seu merecido julgamento. Charles compartilhava do sentimento de Aleandro, mas percebeu que a ideia de dar a Lutero uma audiência teve amplo apoio na Alemanha.

Conselheiro de Charles Mercurino Gattinara, ciente da necessidade de boas relações com as propriedades (as três ordens principais da sociedade - clero, nobreza e habitantes da cidade), repetidamente exortou o imperador a não emitir um édito contra Lutero sem seu consentimento total. A cautela de Gattinara foi justificada, porque em fevereiro as propriedades se recusaram a apoiar um edito condenando os escritos de Lutero e, em vez disso, instou que, em vista da inquietação dos plebeus, Lutero fosse citado para comparecer perante a Dieta “para o benefício e vantagem de todo o alemão nação, o Sacro Império Romano, nossa fé cristã e todos os estados.” Carlos concordou e, em 6 de março de 1521, fez um convite formal a Lutero para comparecer diante das propriedades reunidas em Worms. A aparente rendição de Charles era talvez a única solução aceitável para o assunto; até mesmo Aleandro poderia facilmente se convencer de que a citação de Lutero era do melhor interesse da igreja. Se Lutero se retratasse, o problema de sua heresia seria removido; se não o fizesse, as propriedades não poderiam mais se recusar a endossar uma ação formal contra ele.

Dieta de Worms

Lutero compareceu à Dieta de Worms em 17 de abril de 1521. A Dieta de Worms (em alemão: Reichstag zu Worms), de 1521, foi uma dieta imperial (uma assembleia) do Sacro Império Romano Germânico realizada em Worms, que na época era uma cidade livre do império. Este tipo de assembleia era um órgão deliberativo formal e suas decisões valiam para todo o império.

Ele foi informado de que havia sido convocado para a reunião para reconhecer como seus os livros que haviam sido publicados em seu nome e repudiá-los. Lutero reconheceu brevemente os livros, mas pediu tempo para refletir sobre sua segunda resposta, que foi concedida. No dia seguinte, ele admitiu que havia usado linguagem inadequada, mas declarou que não podia e não iria se retratar da substância de seus escritos. Lutero se recusou a repudiar suas obras, a menos que fosse convencido do erro pelas Escrituras ou pela razão. Caso contrário, afirmou ele, sua consciência estava limitada pela Palavra de Deus. De acordo com um relato tradicional, mas apócrifo, ele terminou sua declaração com as palavras: “Aqui estou. Eu não posso fazer outra coisa. Deus me ajude. Um homem."

A aparição de Martinho Lutero antes da Dieta de Worms, Alemanha, 1521. (Foto: Drboisclair)

Após sua aparição, Lutero participou de intensas discussões envolvendo representantes do imperador, Aleandro, e do eleitor saxão Frederico. Embora todos os esforços tenham sido feitos para induzir Lutero a se retratar, no final as discussões falharam sobre sua recusa em repudiar uma única frase das 41 citadas na bula papal. Mas por trás disso estava a acusação de que Lutero, um único indivíduo, ousou desafiar 1.500 anos de consenso teológico cristão. Em 26 de abril, Lutero deixou Worms apressadamente, e em 8 de maio Charles redigiu um edito contra ele. Carlos empreendeu mais um esforço infrutífero para obter o apoio das propriedades, que continuavam a temer que a condenação de Lutero incitasse a rebelião entre os plebeus. A assembleia foi oficialmente suspensa. Em 25 de maio, depois que o eleitor Joachim Brandenburg assegurou ao imperador o apoio dos poucos governantes que permaneceram em Worms, Carlos assinou o édito contra Lutero.

O documento enumera os erros de Lutero ao longo das linhas do Exsurge Domine, declara Lutero e seus seguidores (alguns dos quais foram identificados pelo nome) como criminosos políticos e ordenou que seus escritos fossem queimados. Assim, a causa Lutheri foi considerada encerrada. Foi extremamente importante, no entanto, que as dúvidas sobre a propriedade do édito fossem expressas imediatamente. Sua alegação de representar o “consentimento unânime das propriedades” era totalmente incorreta, uma vez que, no final de maio, a maioria dos governantes havia muito havia deixado Worms.

Enquanto isso, em sua jornada de volta para Wittenberg, Lutero foi "sequestrado" por soldados de Frederico e levado secretamente para o Castelo de Wartburg, perto da cidade de Eisenach, onde permaneceu escondido por quase um ano. Durante esse período, poucas pessoas sabiam do paradeiro de Lutero; a maioria pensava que ele estava morto.

Durante sua estada em Wartburg, Lutero começou a trabalhar no que provou ser uma de suas maiores conquistas - a tradução do Novo Testamento para o vernáculo alemão. Essa tarefa foi uma ramificação óbvia de sua insistência de que somente a Bíblia é a fonte da verdade cristã e sua crença relacionada de que todos são capazes de compreender a mensagem bíblica.

A tradução de Lutero afetou profundamente o desenvolvimento da língua alemã escrita. O precedente que ele estabeleceu foi seguido por outros estudiosos, cujo trabalho tornou a Bíblia amplamente disponível no vernacular e contribuiu significativamente para o surgimento das línguas nacionais.

Marinho Lutero faleceu em 18 de fevereiro de 1546, em Eisleben.

Alexandrepfilho Via Guiame Gospel 

 

SALMOS

Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Salmos 24:3-5 

RESUMO DA NOVELA DA REDE RECORD

 GÊNESIS

Quinta-feira, 28 de outubro

José é acalmado. Lúcifer assiste o triunfo de José. Neferíades sofre um castigo cruel. Pentephres pede Judá nota a presença de Rúben. Sheshi se surpreende ao reencontrar seu filho. Israel sofre com a falta do filho. José se decepciona com Adurrá, que é ameaçado pelo faraó. Teruel foge do palácio. Adurrá entre em um rio cheio de crocodilos. Abumani ameaça Teruel. Kaires tem dois encontros inesperados na cidade. Sheshi implora pelo perdão de Kamesha. José tem um impasse com Asenate. Neferíades tenta sobreviver nas ruas. José recebe uma notícia emocionante.

 

REFLETINDO NA PALAVRA DO SENHOR

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.  Jeremias 29:11

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

Patrocinado 
Garanta já a sua vaga na Eslavec 2021!
Todos somos LÍDERES em alguma área da vida e o lugar onde adquirimos conhecimento faz toda a diferença! Aprenda com quem tem trajetória no assunto.
DATA: 1 a 4 de novembro
TEMA: Conhecimento, experiência e honra
Onde comprar ingresso: bit.ly/ingresso-eslavec2021

 

UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. ...porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor. Isaías 43:18-21 

MINUTO DE ORAÇÃO

 Conheça uma oração especial para cada dia da semana 

 Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!

 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

MOMENTO DE PAZ COM O SENHOR JESUS

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5:24 

MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR

Deus abençoa a família de quem é fiel a ele. Crescer em uma família que ama e serve a Deus é um grande privilégio. Os pais devem ensinar os filhos sobre Deus e os filhos devem honrar os pais. Todos devem ajudar os membros mais fracos e vulneráveis da família. A família é o lugar ideal para refletir o amor de Deus.

MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miquéias 6:8 

CONFORTANDO SE NA PALAVRA DO SENHOR

Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR. Isaías 54:17 

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA