As três bacias
Veremos três momentos e situações em que bacias são usadas na Bíblia, nos trazendo grandes lições.
1. A bacia do Tabernáculo
“Disse então o Senhor a Moisés: “Faça uma bacia de bronze com uma base de bronze, para se lavarem. Coloque-a entre a Tenda do Encontro e o altar, e mande enchê-la de água. Arão e seus filhos lavarão as mãos e os pés com a água da bacia. Toda vez que entrarem na Tenda do Encontro, terão que lavar-se com água, para que não morram. Quando também se aproximarem do altar para ministrar ao Senhor, apresentando uma oferta preparada no fogo, lavarão as mãos e os pés para que não morram. Esse é um decreto perpétuo, para Arão e os seus descendentes, geração após geração”.” Êxodo 30:17-21 NVI
- A bacia do tabernáculo servia para os sacerdotes lavrem as mãos e os pés num ato de purificação antes do sacrifício. (Bacia da purificação.)
- Hoje, a bacia do tabernáculo é a Bíblia, palavra de Deus. Para ministrarmos na presença de Deus, precisamos estar lavados, purificados pela palavra.
A palavra nos purifica. “para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” Efésios 5:26-27 NVI
- A igreja deve apresentar-se diante de Deus lavada pela palavra.
2. A bacia de Pilatos
“Pilatos viu que de nada adiantava insistir e que um tumulto se iniciava. Assim, mandou buscar uma bacia com água, lavou as mãos diante da multidão e disse: ‘Estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é de vocês’” Mateus 27:24 NVT
- A bacia de Pilatos é a bacia da desculpa e indecisão.
- Todos os dias somos colocados diante desta bacia. O que fazes quando és confrontado com as decisões sobre Cristo?
- Pilatos estava numa encruzilhada. Sua esposa lhe disse para não se meter no caso. Os judeus gritavam crucifica! Ele, ao interrogar Jesus, não achou nenhuma culpa. A sua opção foi lavar as mãos fugindo da responsabilidade. Daí surgiu o ditado de lavar as mãos como Pilatos.
Não te esqueças que até o lavar das mãos é uma decisão.
- Ele lançou a responsabilidade sobre as pessoas. Mas ele tinha poder para tomar qualquer decisão.
- Hoje está bacia está colocada em nosso meio. Que faremos?
3. A bacia de Jesus
“Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” João 13:1-5 NVI
- Não havia consenso entre os discípulos. Eles tinham problemas e então Jesus deu-lhes a lição da bacia.
- Jesus usou a bacia para lavar os pés aos discípulos. Esta é a bacia do servo.
Embora os discípulos, sobre tudo Pedro, estivesse interpretando a atitude de Jesus como ato de purificação, Jesus estava ensinado algo mais profundo.
- Jesus disse que eles já estavam limpos. O que precisavam era entender a missão de servir que tanta dificuldades tinham para entender.
Por Maurício Guedes, presidente da Igreja Presbiteriana Renovada de Portugal, Pastor na cidade de Almada – Portugal. Autor dos livros: “Geração Autêntica”, “Que Ele Cresça e Que eu Diminua” e “O Evangelho Que Pregamos”.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Ele não está aqui, Ele vive!
Fonte: Guiame Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário