O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7
NOTICIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, NOTÍCIAS EVANGÉLICAS, HISTÓRIA BÍBLICA, MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA, FAMÍLIA, ESPORTE, SAÚDE, EDUCANDO OS SEUS FILHOS NA GRAÇA DO SENHOR DEUS, CURIOSIDADES BÍBLICAS, UMA MOMENTO DE SABEDORIA, PALAVRA DE FÉ A PALAVRA DE DEUS
SÓ O SENHOR JESUS SALVA
OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA
POSTAGENS MAIS VISITADAS
-
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR O Evangelho está chegando ao Nepal através de Bíblias em áudio O evangelista Arjun está c...
-
VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...
-
O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo? Apresento um resumo das perspectivas bíblicas, opiniões de especialistas e a análise cultural s...
-
VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...
-
A PALAVRA DE DEUS O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus inte...
-
SALMOS 64,10 1 Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador. 2 Defende-me da conspiraç...
-
O RICO E LAZARO Terça-feira, 03 de março – O chefe da guarda se recusa. Joaquim fica ansioso à espera da noiva. Neusta pede para Ebede-Me...
-
MARCOS 5,14 1 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. 2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito i...
-
Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Bom é para o...
-
Atenção! Quero comunicar a todos os irmãos e irmãs que a partir de todas as terças-feiras teremos Cultos em seu lar, a partir das 19h, e ta...
RELÓGIO
quinta-feira, 31 de março de 2022
MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR
Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força! 1 Crônicas 16:28
MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR
Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. Provérbios 3:13-15
CONFORTANDO SE NA PALAVRA DO SENHOR
Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso. Jó 5:17
MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA
Boa tarde! Em 1 Tessalonicenses 5.18, somos exortados: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus. Então comece agradecendo ao Senhor por todas as circunstâncias pelas quais você tem passado, pois elas fazem parte do propósito que Deus tem para você. Não se esqueça de que o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho (Hebreus 12.6).
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Paciência não combina com atalhos
Tudo que é feito às pressas traz em si o potencial do fracasso, são coisas feitas com todas as chances de darem errado.
Existem coisas que simplesmente não combinam, não é possível chegar num acordo, atalho e paciência são um bom exemplo. Apressados comem cru, já dizia o velho ditado. Tudo que é feito às pressas traz em si o potencial do fracasso, são coisas feitas com todas as chances de darem errado.
Numa sociedade que glorifica a pressa, falar em paciência é quase um pecado. Como assim, ter paciência??? Tá me estranhando! Quero as coisas já, aqui e agora! É assim que reage o homem e a mulher destes tempos acelerados, trafegando sem qualquer controle por estradas sinuosas, sem sinalização, sem segurança alguma, apenas para descobrir e confirmar outro antigo ditado: a pressa é inimiga da perfeição.
Infelizmente não é mais a bíblia e seus valores que ensina e educa as gerações da atualidade. Quem ensina e educa são influenciadores, celebridades, youtubers, séries, filmes, novelas, realities, falsos profetas, autogurus, é isso mesmo que você acabou de ler, autogurus! Os chamo assim porque eles mesmos se elegeram pra tal função e é assim que se vendem.
E o que a turma do parágrafo acima está ensinando? Você pode todas as coisas! Você se basta! Basta fazer diferente para ter resultados diferentes! Você é mais! Você é top! Você é o cara, a cara! E por aí vai, numa salada infindável de frases de efeito com umas pitadas de alguns versículos fora de contexto pra dar aquela aparência de piedade, quando lá no fundo, são amantes do próprio ventre, e só.
Difícil ter paciência num cenário assim. Difícil olhar para a paciência como uma virtude cristã. Paciência, numa perspectiva bíblica, para o mundo atual, nada mais é que uma fraqueza de caráter, algo que te coloca de joelhos aceitando humilhações, derrotas, vergonhas, enfim, coisa de gente perdedora. Ora, ora, ora, o povo de Deus deve ser cabeça, dirão os profetas atuais, totalmente rasos em suas aplicações e visões.
Tudo isso são apenas atalhos, recursos tentadores e sedutores para se chegar no bem desejado e tão sonhado. Sempre foi assim, entre o Jeremias que falava claramente que o cativeiro iria durar setenta anos e o falso profeta que dizia que seria apenas dois, grande parte do povo preferiu a profecia de dois anos, mesmo não sendo ela de Deus, afinal, melhor sofrer dois anos do que setenta. Pode até ser, mas o melhor pra nossas vidas sempre serão os tempos de Deus, doa o que doer, pois atalhos via de regra nos fazem quebrar a cara.
O Salmo 40:1-3 de forma direta incentiva todo discípulo de Cristo a desenvolver a virtude da paciência confiada no Senhor:
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
Não se arrisque nos atalhos, abrace a paciência e espere no Senhor, Ele tem o melhor preparado e reservado para você e sua casa.
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Na velocidade do pecado
Fonte: Guiame Gospel
RESUMO DA NOVELA DA REDE RECORD
REIS
Quinta-feira, 31 de março
Anainér retorna ao palácio filisteu. Os levitas levam a arca da aliança para a batalha. Os filisteus seguem para o confronto.
REFLETINDO NA PALAVRA DO SENHOR
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4:12
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Evangelho cresce no Japão, mas há escassez de missionários: “Quem está disposto a vir?”
Em entrevista ao Guiame, o missionário Adriano Aoki contou os desafios da missão em um dos países mais resistentes ao cristianismo.
Nos últimos anos, o Japão, um dos países mais resistentes ao Evangelho, está experimentando um crescimento do cristianismo através dos chamados missionários dekasseguis (descendentes de japoneses que migram para trabalhar temporariamente no país), incluindo brasileiros.
Os dados oficiais não apontam para um crescimento expressivo do número de igrejas — em 2009, havia 4,3 mil organizações ativas, apenas 400 a menos que em 2019. No entanto, fora das estatísticas, imigrantes impulsionaram uma onda de novas igrejas evangélicas brasileiras.
O pastor Adriano Aoki, um brasileiro da terceira geração na linhagem japonesa de sua família, é um desses missionários que está pregando o Evangelho nas terras áridas do Japão. Em 2012, Aoki e a esposa Talita desembarcaram no país asiático como missionários, cumprindo a chamada de Deus feita desde sua infância.
“Aos 4 anos de idade, meus pais recebem de Deus uma promessa sobre o Japão, envolvendo toda nossa família para este campo missionário”, contou Adriano em entrevista exclusiva ao Guiame.
Os missionários Adriano e Talita Aoki estão no Japão desde 2012. (Foto: Adriano Aoki).
Renunciando uma vida estável e bem sucedida no Brasil, o missionário se mudou repentinamente com a esposa para o Japão.
“Já tinha 2 anos de casado, pronto para iniciar minha pós-graduação e em breve assumir a supervisão do setor onde trabalhava. Em uma noite, meu coração fecha completamente para o Brasil e o Senhor fala comigo que era hora de regressar ao Japão, mas dessa vez para realizar sua obra”, lembra Adriano.
Como descendente japonês, ele já havia morado no país a trabalho, como todo dekassegui. Porém, hoje, Aoki já não se considera mais um missionário dekassegui, porque fez do Japão sua casa e missão definitiva. Em 2019, sua filha Arisa nasceu na Terra do Sol Nascente.
Adriano lidera a Assembleia de Deus Japan, na cidade de Tsurugashima, na região metropolitana de Tokyo, uma igreja missionária da AD Ministério do Belém de Ribeirão Preto (SP).
Barreiras culturais e desafios no campo missionário
O evangelismo dos japoneses nativos ainda é um grande desafio. (Foto: Adriano Aoki).
Em sua experiência missionária no arquipélago japonês, o pastor Adriano disse que, embora os dekasseguis tenham impulsionado o Evangelho, o número de evangélicos continua baixíssimo.
Apenas 1% da população é cristã, incluindo católicos, em um país com 125,8 milhões de habitantes. Alguns missionários consideram que os japoneses podem ser classificados como um povo não alcançado.
“Há uma expansão do Evangelho, pessoas se convertendo ao Senhor, japoneses se convertendo, mas ainda o percentual é muito pequeno. As conversões maiores aqui são entre estrangeiros”, explicou o missionário.
Assim como a maioria das igrejas evangélicas no Japão, a congregação de Aoki é formada em sua maioria por descendentes brasileiros e imigrantes bolivianos e peruanos. A evangelização dos japoneses nativos é um grande desafio para os missionários.
Adriano explica que embora exista liberdade religiosa, os japoneses ainda são muito fechados para o Evangelho devido a barreiras históricas e culturais. “Em séculos passados, o cristianismo foi banido do Japão por algumas vezes, e muitos para não serem perseguidos na época, se introduziram no budismo, xintoísmo e de forma secreta, professavam sua fé”, afirmou.
Segundo o teólogo Luiz Sayão, entre os japoneses há um sentimento de suspeita em relação à fé cristã, porque na história do país o cristianismo foi visto como estratégia de conquista. No século 16, os jesuítas chegaram ao arquipélago na época do colonialismo europeu. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, uma nação cristã, lançou uma bomba na cidade de Hiroshima, matando 80 mil pessoas instantaneamente.
“Marcado pela cultura ocidental, o cristianismo é visto como estrangeiro, bom para os outros e não para o Japão”, ressaltou Sayão, em postagem no Instagram.
O pastor Aoki cita outras duas razões culturais para a falta de abertura dos japoneses para o cristianismo: o idioma e a religião pagã.
“A língua japonesa ainda é uma grande barreira enfrentada por muitos missionários aqui. Diferente da língua portuguesa, aqui há três formas de escritas e a linguagem que é usada no trabalho secular é diferente para o uso da pregação do Evangelho, que é uma linguagem altamente polida e difícil, que até japoneses têm dificuldades para compreender”, destacou Adriano.
Ao Deus desconhecido do Japão
O evangelismo dos japoneses nativos ainda é um grande desafio. (Foto: Adriano Aoki).
Segundo o missionário, a cultura religiosa pagã é predominante em todo arquipélago, principalmente do budismo e xintoísmo. Segundo o Shukyo Nenkan de 2019, o relatório religioso anual da Agência de Assuntos Culturais do Japão, há 84 mil organizações xintoístas (46,9%) e 77 mil budistas (42,6%).
“Desde criança, os japoneses têm o costume de ir aos templos xintoísta e budista pelo menos uma vez ao ano (1° de Janeiro) para pedir um ano próspero, e mantém a tradição do culto aos mortos”, afirmou.
No Japão, é comum as casas terem altares para os familiares falecidos, onde deixam comida e rezam, acreditando que os entes ainda estão em seus lares. O país com um dos maiores índices de suicídio do mundo, ligados a pressão social por sucesso, também sofre pressão espiritual, segundo Aoki.
“Há uma pressão emocional muito grande, o dia a dia aqui é muito corrido, as cargas elevadas de trabalho, apesar de ter sofrido algumas alterações. A pressão familiar também é muito grande. Nas famílias japonesas são frios e duros. Não há um calor afetivo como vemos entre as famílias brasileiras”, relata.
O líder acrescentou que apenas em 2021, foram registrados 20.830 suicídios, uma média de 57 por dia.
“Vez ou outra recebo notícias de que algum japonês se jogou na linha do trem. Não é só saúde emocional, o Japão tem uma pressão espiritual muito grande, quem vive aqui sabe. Nas fábricas, no ambiente de trabalho, com frequência os japoneses dizem que vêem ‘obakês’ (fantasmas). Orem pelo Japão. Tudo isso tem afetado o emocional dos japoneses”, destacou o missionário.
Aoki também cita que a evangelização pessoal também é um dos desafios para os missionários, devido a cultura mais reservada do povo japonês. Antes de apresentar o Evangelho, é preciso primeiro construir a confiança e uma amizade com o não crente.
“E mesmo assim, não é fácil convertê-lo a Cristo. Até hoje, cultivo a amizade de 5 anos com um nativo, falo de Jesus pra ele, leio a Bíblia em japonês, prego, mas ainda não houve uma conversão, mas Deus está trabalhando”, contou.
“Introduzir o Evangelho para os japoneses é um grande desafio, somente o Espírito Santo para conceder momentos especiais e estratégicos para falar do amor de Deus. Semelhante a ocasião do apóstolo Paulo no Areópago, quando disse: ‘Ao Deus Desconhecido'. Esse desafio está sendo superado com a ajuda de Deus”, avaliou Adriano.
Escassez de missionários e alto custo de vida
Culto da AD Tsurugashima Japan. (Foto: Adriano Aoki).
Ao contrário do que muitos imaginam, a vida de um missionário no Japão não é mais fácil por estar em um país desenvolvido. Adriano destaca que um dos maiores desafios do campo é a escassez de obreiros capacitados para o trabalho missionário.
“O Japão é carente urgentemente de obreiros integrais”, revelou. “Na maioria das vezes, o missionário é o que faz absolutamente tudo: a locação do templo, abre a igreja, organiza o local do culto, arruma o som e projetor. Quando sabe tocar algum instrumento ele toca, canta, prega, colhe a oferta, limpa o local e ainda é o último a sair. Além de outras atividades eclesiásticas que precisa realizar para atender o trabalho do Senhor”.
Segundo o líder, existem aqueles que ajudam, porém não possuem muita disponibilidade por causa do trabalho, somado ao despreparo teológico em missões transculturais, que também é um problema comum no Japão.
A falta de missionários é uma consequência do alto custo de vida, fazendo com que muitas igrejas não consigam manter um obreiro integral no país asiático. O pastor Adriano conta que muitos missionários precisam trabalhar longas jornadas.
"O investimento financeiro para o sustento do missionário é quase zero. Por isso, muitos de nós trabalhamos de 10 a 12 horas por dia para nos manter aqui, sem isso é impossível. Há trabalhos aqui que mantém obreiros integrais, mas o número é mínimo e é desafiador”, explica.
Trabalhando em uma fábrica para sustentar a família, Aoki também fez do trabalho seu campo missionário. “São de 11h a 12h de trabalho diário. É bem cansativo, mas é um local onde estamos em contato direto com os nativos e de outras nacionalidades, em algum momento sempre tenho oportunidade de falar de Jesus”.
Nova geração e esperança de crescimento
O missionário Adriano e membros da igreja durante evangelismo na rua. (Foto: Adriano Aoki).
As inúmeras dificuldades culturais e financeiras não tem desanimado os missionários no Japão. Com perseverança e graça, eles continuam semeando a Palavra em solo japonês.
"Nós missionários da igreja brasileira estamos somando forças para evangelizar a fim de que o Japão conheça o Senhor Jesus Cristo, pois é tudo que eles precisam”, comentou Adriano.
Aoki disse que acredita em um grande avanço no Evangelho no país para os próximos anos, através da nova geração de cristãos, que está ajudando a ultrapassar as barreiras da língua e da cultura na evangelização.
“Há uma nova geração surgindo, filhos de missionários que hoje falam japonês fluentemente, estão nas escolas e universidades. Temos visto um grande mover de Deus para os próximos anos. Cremos que Deus há de salvar os nativos desta nação”, declarou o líder.
Por fim, o missionário Adriano Aoki faz um chamamento aos cristãos brasileiros: “Continuem orando pelo Japão, não só orem, mas faço um apelo: aceitem o desafio de virem ao Japão para fazer missões. Quem está disposto a abrir mão e vir pra cá atender o chamado de Deus?”.
Alexandrepfilho Via Guiame Gospel
UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. João 14:21
MINUTO DE ORAÇÃO
Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!
quarta-feira, 30 de março de 2022
MOMENTO DE PAZ COM O SENHOR JESUS
Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. 2 Pedro 3:18
MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR
Nem todas as famílias são felizes. Ninguém é perfeito e membros da família podem nos machucar. Mas, com a ajuda de Deus, podemos aprender a perdoar e construir famílias mais fortes.
MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR
Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, disse a vocês. Não tenham medo nem desanimem. Deuteronômio 1:21
ASSISTÃO VOCÊ E TODA A SUA FAMÍLIA ESTE LINDO E CURIOSO VÍDEO ABENÇOADO NO CONFORTO DE SUA CASA NO NOME DE JESUS
CONFORTANDO SE NA PALAVRA DO SENHOR
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
Jeremias 29:11MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA
Boa tarde! Você já orou hoje, dizendo: ''Senhor, eu Te agradeço por mais esse dia, porque me deste vida e salvação?'' Já declarou: Pai Todo -poderoso, reconheço a Ti como o único Deus e que Tu estás no controle de todas as coisas e trarás a solução a todas as dificuldades e lutas que tenho enfrentado?''
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
“Se os seus olhos forem bons, todo seu corpo será cheio de luz”
Texto dentro do contexto.
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.” (Mateus 6.22-23)
O ditado popular que diz que “os olhos são a janela da alma” foi inspirado nesse texto bíblico. Mas do que exatamente o texto está falando? Em que situação nossos olhos são bons ou maus? Vamos ao contexto.
No capítulo 6 de Mateus, Jesus começa alertando sobre as pessoas que só fazem o bem para chamar a atenção. Em seguida, ensina como deve ser a oração sincera, o perdão, o jejum e depois deixa um alerta: “não acumulem para vocês tesouros na terra, mas no céu, pois onde está o seu tesouro, está o seu coração”.
É nesse momento que ele diz que “os olhos são a candeia do corpo”. No decorrer do capítulo, fica claro que aquele que tem “bons olhos” busca primeiro o Reino de Deus. Logo, concluímos que aquele que tem “olhos maus” busca primeiro as coisas deste mundo e se preocupa em acumular tesouros aqui mesmo.
Como é o seu olhar?
Veja que interessante o que diz o texto de Mateus, no capítulo 20. Após contar a parábola dos trabalhadores na vinha e explicar que os que trabalharam o dia todo receberam o mesmo valor que aqueles que trabalharam só por uma hora, Jesus disse que alguns se indignaram contra o dono daquela terra, que respondeu:
“Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso?” (Mateus 20.15 / NVI)
Agora veja esse mesmo texto, na versão Almeida Revista e Corrigida:
“Não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?” (Mateus 20.15 / ARC)
Você percebeu que o “olho mau” que está na versão Almeida Revista e Corrigida, está como “inveja” na Bíblia NVI? Então, dentro desse contexto, a pessoa que tem olhos maus não gosta de ver a prosperidade dos outros, nem consegue entender a generosidade.
O gesto do dono da vinha foi muito valioso, digno de fazer parte do “tesouro do céu”. Mas alguns trabalhadores estavam ligados apenas no tesouro dessa terra.
Se os seus olhos conseguem enxergar o lado bom dessa parábola, de forma que o seu coração se alegra ao ver que o dono da vinha recompensou a todos com generosidade, seus olhos são bons e estão iluminando a sua alma.
Agora vamos ler alguns versículos do capítulo 6 de Mateus para ver se mudou o nosso entendimento:
“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. (Mateus 6.1-4)
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” (Mateus 6.19-24)
Sob o olhar de Jesus
Ter olhos bons é enxergar como Deus enxerga. Quando Samuel foi enviado por Deus para ungir o próximo rei, na casa de Jessé, ele lançou seu olhar humano sobre aqueles jovens.
Pensando que o rei deveria ser o mais belo ou o mais alto, Samuel iria ungir um dos filhos de Jessé, quando Deus disse:
“Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1 Samuel 16.7)
E foi enxergando o coração que Jesus escolheu os seus discípulos. Como sabemos através da Bíblia, eles eram homens comuns, com seus problemas, falhas e limitações.
Mas Jesus olhou para eles com “olhos bons” e não levou em conta “quem” eles eram naquele momento, mas no que poderiam se tornar no futuro. Veja também o que a Bíblia diz sobre o “olhar do coração”:
“Oro para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou...” ( Efésios 1.18)
Os “olhos do coração” apontam para a visão espiritual de uma pessoa. O coração é um símbolo de onde brota o amor. Olhar com o coração significa olhar com “bons olhos”, ou seja, enxergar como Jesus enxerga.
O texto que estamos estudando diz que “....se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.”
Sabemos que a luz é Jesus, pois Ele mesmo afirmou isso:
“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.” (João 9.5)
“Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz.” (João 12.36)
Veja o que Jesus disse a respeito de João Batista:
“João era uma candeia que queimava e irradiava luz...” (João 5.35)
Agora vamos refletir
A Bíblia diz que devemos ter o olhar fixo em Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2). Quem olha para Jesus entende que para ser feliz basta o necessário. Veja mais alguns versículos do capítulo 6 de Mateus:
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.” (Mateus 6.25-29)
Resumindo
Os olhos bons olham para a luz e buscam primeiro o Reino de Deus.
“...a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.” (João 3.19-21)
Portanto, tenha olhos bons e seja sal da terra e a luz do mundo!
E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!
Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Batalha de Gogue e Magogue, a primeira ressurreição e o reinado de mil anos
Fonte: Guiame Gospel
SALMOS
RESUMO DA NOVELA DA REDE RECORD
REIS
Quarta-feira, 30 de março
Jotã se encontra com os inimigos filisteus. O Shofar ecoa em Israel anunciando a chegada de uma guerra. Eli pede perdão a Samuel. Os inimigos filisteus guerreiam com os soldados de Israel.
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Família diz que pastor sequestrado na Ucrânia foi libertado: 'A oração faz diferença'
Dmitry Bodyu, da Igreja Palavra da Vida em Melitopol, teria sido levado cativo de sua casa em 19 de março.
Novas informações sobre o pastor ucraniano preso por forças russas, postadas no Facebook na segunda-feira (28), dão conta de que ele foi libertado.
Dmitry Bodyu, líder da Word of Life Church (Igreja Palavra da Vida), teria sido levado cativo de sua casa em 19 de março.
Segundo a família do pastor, ele foi abordado em sua casa por dez soldados russos que o levaram e também confiscaram o passaporte de Dmitry e de seus familiares, telefones e computadores.
Helen Bodyu, esposa do pastor, foi quem notificou sua soltura. Em sua mensagem pela rede social, ela agradeceu o apoio e orações recebidos:
"Muito obrigada a todos por suas orações!!! Dmitry está em casa. Ele está indo bem", escreveu ela. "Obrigada por sua participação, por sua preocupação, ajuda e amor!"
"Deus é bom!!!", continuou Helen. "Louve o Senhor!"
Com base em Melitopol, uma das cidades ucranianas que sofrem com os ataques das tropas russas, Dmitry ainda não conseguiu falar diretamente com sua família desde que descobriu sua libertação.
Todos os serviços de internet e celular foram interrompidos em Melitopol. Recentemente, o prefeito local Ivan Fedorov chegou a ser sequestrado por forças russas e depois libertado.
"O prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, foi solto do cativeiro russo", disse o chefe de gabinete de Volodymir Zelensky, Andriy Yermak, em uma publicação online.
As forças russas invadiram a cidade de 150.000 habitantes depois de avançarem de bases na Crimeia no final de fevereiro.
Um porta-voz da vice-primeira-ministra da Ucrânia, Irene Vereshchuk, disse à NBC News que as tropas sequestraram pelo menos 14 líderes locais desde a invasão.
De acordo com a CBN News, Valentina, uma funcionária da Orphan's Promise, ligada à rede de mídia cristã CBN (The Christian Broadcasting Network), foi sequestrada na rua pelas forças russas.
Eles jogaram um saco sobre sua cabeça e a levaram embora. Até o momento não há notícias da missionária.
‘Poder da oração’
A família do pastor acompanhou a situação à distância. Segundo Helen, em entrevista à NBC News, Dmitry foi levado de sua casa por um grupo de soldados russos enquanto sua família assistia.
"Eles chegaram de manhã", disse ela à agência de notícias por telefone. "Eles pegaram nossos telefones, aparelhos, computadores, documentos - e o levaram para algum lugar. Não sei para onde."
Olesya Griffith, irmã de Bodyu que mora no norte do Texas, disse à KXAS-TV que estava "feliz e aliviada" ao saber que ele foi libertado.
O pastor Otis Gillaspie da Open Door Church em Burleson, Texas, é amigo da família Bodyu. Ele disse à estação de televisão que tinha fé que Dmitry seria libertado devido à sua personalidade extrovertida e ao poder da oração.
"Eu realmente sinto que a oração faz a diferença e fez a diferença neste caso", disse Gillaspie. "Você não pode conhecê-lo e não gostar dele. Eu senti que ele capturou aqueles que o capturaram."
Gillaspie disse na entrevista que o contato de Dmitry com o perigo não mudaria nada e acreditava que seu amigo continuará ministrando e dando apoio às pessoas em sua comunidade.
"Ele não vai deixar seu povo, seu rebanho", disse Gillaspie. "Ele sente um mandato de Deus para fazer o que Deus lhe disse para fazer, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor."
Sem comunicação
A notícia do sequestro de Dmitry levou dias para se tornar pública porque a cidade foi tomada pelas tropas russas que confiscaram os celulares e outros aparelhos da família.
Filha do pastor, Esther Bodyu-Ogawa, conta que os soldados entraram e começaram a questioná-lo. A primeira pergunta foi: “Vocês são cidadãos americanos?”.
Nascido na ex-União Soviética, Dmitry emigrou para os Estados Unidos aos 17 anos. Mais tarde, mudou-se para a Crimeia, hoje ocupada pela Rússia, antes de trabalhar na Ucrânia.
Dmitry, que tem 50 anos, atualmente serve como pastor da Igreja Palavra da Vida em Melitopol. Em sua última mensagem no Facebook pediu aos cidadãos ucranianos que visitassem a igreja se precisassem de abrigo durante a invasão.
"Se você precisa de ajuda de qualquer tipo ou não tem onde ficar ou tem medo de ficar em casa... a igreja está aberta", disse ele. "Estou no prédio da igreja... paredes muito grossas... prédio sólido. É por isso que você pode estar lá. Faremos o nosso melhor para fornecer o máximo possível."
"Que a paz de Deus esteja em seus corações e os mantenha seguros", acrescentou. "Vamos todos orar e clamar ao Senhor para que Ele nos guarde de todo mal em nome de Jesus Cristo."
Segundo a filha de Dmitry, a igreja abrigava cerca de 50 pessoas devido à invasão russa
"Tudo o que ele está fazendo é ajudar uma quantidade tão grande de pessoas que estavam escondidas na igreja, que eram mais de 50 pessoas", disse Esther. "E ele estava alimentando todos eles também, durante toda essa situação."
Alexandrepfilho Via Guiame Gospel
REFLETINDO NA PALAVRA DO SENHOR
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Êxodo 3:14
UMA PALAVRA PROFÉTICA PARA SUA VIDA
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30
MINUTO DE ORAÇÃO
Senhor Deus, que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. Ao Senhor que esteja sempre ao meu lado, ajudando-me a vencer todas as minhas lutas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor, e que o Senhor me dê Vitória, como fez com teu servo Davi. Em nome de Teu amado Filho, Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém e amém!
terça-feira, 29 de março de 2022
MOMENTO DE PAZ COM O SENHOR JESUS
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, Efésios 3:20
MENSAGEM PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA NO NOME DO SENHOR
"Deus os abençoou e lhes disse: 'Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra'." (Gênesis 1:28)
MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR
Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11
JESUS TE AMA
-
SALMOS 64,10 1 Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador. 2 Defende-me da conspiraç...
-
O RICO E LAZARO Terça-feira, 03 de março – O chefe da guarda se recusa. Joaquim fica ansioso à espera da noiva. Neusta pede para Ebede-Me...
-
Atenção! Quero comunicar a todos os irmãos e irmãs que a partir de todas as terças-feiras teremos Cultos em seu lar, a partir das 19h, e ta...