CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE DE CAFARNAUM NA BÍBLIA
Cafarnaum é uma cidade citada na Bíblia especialmente em conexão com o ministério de Jesus. Nos dias do Novo Testamento Cafarnaum tinha certa importância. O nome Cafarnaum muito provavelmente significa “aldeia de Naum”, uma variante grega do hebraico kefar nahum. Como Naum significa “compassivo”, Cafarnaum também pode significar “vila de compaixão”.
É possível que Cafarnaum tenha sido fundada após a volta do cativeiro babilônico. Se isto estiver correto, então fica explicado o porquê de Cafarnaum não ser citada no Antigo Testamento.
Alguns estudiosos tentam relacionar o profeta Naum à região da cidade de Cafarnaum. Inclusive, uma antiga tradição afirma que em Cafarnaum ficava o túmulo do profeta. No entanto não é possível determinar com certeza se essa ligação está correta. Não há nada no livro de Naum que possa servir para confirmar essa teoria. Na verdade tudo indica que o ministério do profeta se desenvolveu em Judá.
A localização de Cafarnaum
Cafarnaum ficava localizada a noroeste do Mar da Galileia, na região de Zebulom e Naftali. Cafarnaum não ficava distante de Betsaida e Corozaim (Mateus 4:13-16; Lucas 4:31; João 6:17-24). Mas existe certa dificuldade em determinar a localização exata da antiga cidade.
Atualmente os estudiosos identificam a região de Cafarnaum com dois lugares em particular: Tell Hum e Khan Minyeh. Uma distância de pouco mais de quatro quilômetros separa os dois locais. Contudo, é mais provável que a antiga cidade de fato ficasse nas redondezas de Tell Hum.
Há indícios arqueológicos de que naquela área existiu uma grande cidade. Ruínas de antigas casas e até de uma sinagoga que datam dos primeiros séculos, foram encontradas ali. Inclusive, estudiosos apontam para a possibilidade de essa sinagoga ter sido edificada sob os antigos fundamentos da sinagoga construída por um centurião romano, a mesma frequentada por Jesus (Mateus 8:5,6; Lucas 7:5,6). Além disso, alguns intérpretes sugerem que o nome Cafarnaum é linguisticamente equivalente a Tell Hum através de sua forma hebraica kefar nakum.
Nos tempos bíblicos Cafarnaum era um centro de cobrança de impostos (Marcos 2:1-14). Ali havia também um posto militar romano (Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10). Apesar de ser certo que em Cafarnaum funcionava uma coletoria de impostos, não se sabe ao certo sua área de atuação.
A coletoria de Cafarnaum poderia se ocupar da arrecadação dos impostos que incidiam sobre a produção agrícola; ou então da cobrança dos impostos devidos pelas caravanas que passavam na rota comercial que ligava Damasco com o Mediterrâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário