Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

domingo, 13 de setembro de 2020

CURIOSIDADES BÍBLICAS

CURIOSIDADES  SOBRE  A  CIDADE  DE  CAFARNAUM,  A CIDADE DE JESUS  1ª  PARTE)
Os relatos dos quatro evangelistas coincidem em colocar Cafarnaum no centro do ministério público de Jesus na Galileia. Além disso, como já vimos, São Mateus especifica que Jesus escolheu esta cidade para residir de modo estável.
CONHECER A TERRA SANTA
Opus Dei - Cafarnaum, a cidade de Jesus
Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías:
Terra de Zabulon, terra de Neftali,
caminho do mar,
região além do Jordão,
Galileia, entregue às nações pagãs!
O povo que estava nas trevas
viu uma grande luz,
para os habitantes da região sombria da morte
uma luz surgiu.
A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo” (Mt 4: 12-17).
Cafarnaum teve pouca importância na história de Israel. O nome semita, que significa povoação de Nahum, fornece poucas pistas sobre a sua origem, mas indica que não chegava a ser considerada uma cidade. Não é mencionada explicitamente no Antigo Testamento, o que não é estranho: embora os vestígios da presença humana remontem ao século XIII A.C., o núcleo habitado seria mais recente, talvez do período asmoneu. No entanto, São Mateus apresenta-a unida ao cumprimento de uma promessa messiânica e realmente faz justiça ao lugar: além de Jerusalém, nenhuma localidade reúne tantas recordações da passagem do Senhor pela terra como esta pequena cidade situada na margem do mar de Genesaré.

Gráfico: J. GilGráfico: J. Gil

Os relatos dos quatro evangelistas coincidem em colocar Cafarnaum no centro do ministério público de Jesus na Galileia. Além disso, como já vimos, São Mateus especifica que Jesus escolheu esta cidade para residir de modo estável. Mesmo sendo uma cidade pequena, encontrava-se na Via Maris, a rota principal que ligava Damasco e o Egito, e numa zona fronteiriça entre duas regiões governadas pelos filhos de Herodes – Galileia, por Antipas, e Gaulanítide, por Filipe. Manifesta a sua importância, pelo menos na região, o fato de possuir alfândega e de alojar um destacamento de soldados romanos sob a jurisdição de um centurião. Aquele que exercia o comando nessa época é bem célebre, pois o Senhor elogiou, comovido, o seu ato de fé, que repetimos todos os dias na Santa Missa.
Alguns acontecimentos que aconteceram nesta cidade durante os primeiros séculos permitiram conhecer bastante bem como era a Cafarnaum onde Jesus viveu: no início do período árabe, no século VII, a cidade, que era cristã, entrou em declínio; duzentos anos mais tarde, devia estar completamente abandonada; os edifícios desmoronaram-se, essa área transformou-se num conjunto de ruínas, que gradualmente, ficaram sepultadas. Foi a própria terra que ocultou a localização de Cafarnaum e fez cair no esquecimento esses vestígios, que os conservou quase intactos até os séculos XIX e XX, quando a Custódia da Terra Santa conseguiu adquirir a propriedade e promoveu as primeiras escavações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA