Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Colossenses3:13
NOTICIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, NOTÍCIAS EVANGÉLICAS, HISTÓRIA BÍBLICA, MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA, FAMÍLIA, ESPORTE, SAÚDE, EDUCANDO OS SEUS FILHOS NA GRAÇA DO SENHOR DEUS, CURIOSIDADES BÍBLICAS, UMA MOMENTO DE SABEDORIA, PALAVRA DE FÉ A PALAVRA DE DEUS
SÓ O SENHOR JESUS SALVA
OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA
POSTAGENS MAIS VISITADAS
-
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR O Evangelho está chegando ao Nepal através de Bíblias em áudio O evangelista Arjun está c...
-
VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...
-
O que a Bíblia diz sobre ‘cremar’ o corpo? Apresento um resumo das perspectivas bíblicas, opiniões de especialistas e a análise cultural s...
-
VENDE - SE CASA GRANDE NO CONJUNTO GRAMORÉ FICA NA RUA PRAÇA IPANEMA NÚMERO 34, NO CONJUNTO GRAMORÉ. BAIRRO LAGOA AZUL, NATAL. RN, PRÓXI...
-
A PALAVRA DE DEUS O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus inte...
-
SALMOS 64,10 1 Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador. 2 Defende-me da conspiraç...
-
O RICO E LAZARO Terça-feira, 03 de março – O chefe da guarda se recusa. Joaquim fica ansioso à espera da noiva. Neusta pede para Ebede-Me...
-
MARCOS 5,14 1 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. 2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito i...
-
Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Bom é para o...
-
Atenção! Quero comunicar a todos os irmãos e irmãs que a partir de todas as terças-feiras teremos Cultos em seu lar, a partir das 19h, e ta...
RELÓGIO
terça-feira, 30 de maio de 2023
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
EUA anunciam novas estratégias para combater o antissemitismo: ‘É um ataque a todos nós’
O plano descreve mais de 100 medidas que agências governamentais e empresas do setor privado pretendem adotar.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou no dia 18 de maio sua primeira estratégia abrangente para combater o aumento alarmante do antissemitismo na América.
O plano descreve mais de 100 medidas que agências governamentais e empresas do setor privado podem adotar para combater o preconceito contra os judeus.
Em seus comentários sobre a estratégia nacional, ele disse: “Na América, o mal não vencerá, o ódio não prevalecerá. Silêncio é cumplicidade. O veneno e a violência do antissemitismo não serão a história de nosso tempo. Um ataque a qualquer um dos nossos grupos, é um ataque a todos nós”.
Reação de organizações judaicas
De acordo com o Religion News, muitas organizações judaicas importantes elogiaram o plano, incluindo a Conferência de Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas — o Comitê Judaico Americano, a Liga Anti-Difamação, o Congresso Judaico Americano, J Street, o Conselho Nacional de Mulheres Judias e T'ruah, uma organização rabínica de direitos humanos.
Jonathan Greenblatt, executivo-chefe da Liga Anti-Difamação, disse que ficou impressionado com sua abrangência: “Todo compromisso é concreto e o governo está se responsabilizando pelos prazos, tudo dentro de um ano”, disse Greenblatt.
Ele também comentou sobre sua apreciação ao fato de ter convocado organizações e agências não federais a agirem.
“Ele não apenas diz o que o governo fará, mas também pede ao Congresso que assuma compromissos, que as empresas se levantem, que a sociedade civil tome medidas”, acrescentou.
“É disso o que precisamos. Não há bala de prata que pare o antissemitismo. Isso vai exigir que todos os elementos da sociedade trabalhem juntos”, disse também.
‘Combate aos crimes contra judeus’
O anti-semitismo já foi responsável por 63% de todos os crimes de ódio com motivação religiosa nos EUA, disse o diretor do FBI, Christopher Wray, no ano passado.
A Liga Anti-Difamação tabulou 3.697 incidentes antissemitas em 2022, um aumento de 36% em relação aos 2.717 incidentes registrados em 2021 e o maior número registrado desde que a ADL começou a rastrear incidentes antissemitas em 1979.
A nova estratégia para combater esses crimes contra judeus foi desenvolvida em consulta com cerca de 1.000 autoridades federais e locais, líderes religiosos e grupos da sociedade civil e contém mais de 100 recomendações.
Sobre as recomendações
A estratégia multifacetada tem quatro objetivos principais:
* Aumentar a conscientização e compreensão do antissemitismo, incluindo sua ameaça à América;
* Construir solidariedade “entre comunidades” para combater o ódio;
* Melhorar a segurança e a proteção das comunidades judaicas;
* Reverter a “normalização” do antissemitismo.
“Em suma, este plano salvará vidas”, disse Doug Emhoff durante o evento na Casa Branca anunciando a estratégia.
“Planejamos continuar trabalhando com nossos amigos da comunidade judaica para nos opor ao ódio que ameaça ambas as nossas comunidades e também esperamos a divulgação dos planos estratégicos da Casa Branca para enfrentar outras formas de fanatismo, incluindo a islamofobia”, concluiu o vice-diretor nacional Edward Ahmed Mitchell.
Alexandrepfilho Gospel Via Guiame Gospel
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
'Eles arriscam suas vidas', diz missão que envia Bíblias para cristãos perseguidos
Um dos parceiros da missão contou que os crentes perseguidos dessa região preferem a Palavra de Deus do que um saco de arroz.
Devido à pandemia, os cristãos da Coreia do Norte estão enfrentando uma escassez de alimentos. O país comunista passa por uma das piores secas em décadas.
A organização cristã “World Help” (“Ajuda Mundial”), fundada em 1991, contou que os cidadãos estão passando necessidades físicas, porém, há uma urgência ainda maior.
“Eles querem Bíblias, embora possam ser presos ou mortos por possuírem uma”, disse a organização.
De acordo com o Christian Post, desde 2006 a World Help tem trabalhado com a distribuição de Bíblias aos norte-coreanos.
"A World Help começou trabalhando em lugares como a Coreia do Norte e em áreas perseguidas do mundo ou que ainda não têm acesso à Palavra de Deus. É onde estava nossa fundação", contou Noel Brewer Yeatts, o presidente da missão.
Noel explicou que a missão tem como objetivo: "Ajuda para hoje; Esperança para amanhã". E isso inclui suprimentos como comida, água potável e remédios.
"Mas sem a fé que alimenta nossas almas, todo o resto é uma solução de curto prazo.
Acreditamos que a verdadeira transformação acontece na vida das pessoas, quando você se concentra no corpo e na alma", afirmou ele.
Norte-coreanos cultuando a Deus. (Foto: Reprodução/World Help)
Alimento para a alma e o espírito
Noel compartilhou uma reflexão de um dos parceiros da World Help na Coreia do Norte, explicando que o povo ainda está "desesperado pela Palavra de Deus":
"Eles arriscarão a morte por uma Bíblia. Mesmo em meio a essa escassez de alimentos e fome, se você colocar uma cópia da Palavra de Deus e um saco de arroz na frente de um desses crentes norte-coreanos, eles escolherão a Bíblia".
A Coreia do Norte ocupa o primeiro lugar na lista de observação mundial de 2023 da organização missionária Portas Abertas, em que mostra os 50 países ao redor do mundo em que é mais perigoso ser um seguidor de Jesus Cristo.
Segundo o relatório, os crentes e suas famílias, que são descobertos pelas autoridades, vão para campos de trabalho como prisioneiros políticos, onde as condições são desumanas e muitos acabam sendo mortos no local.
Alexandrepfilho Gospel Via Guiame Gospel
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Coreia do Norte prende 5 cristãos por fazerem culto em casa
Uma testemunha revelou que eles não negaram a fé mesmo sendo pressionados pelos policiais.
Como era de costume, no domingo às 5hs da manhã, os cinco cristãos se reuniram na casa da fazenda para orar e estudar a Bíblia. Mas, algo diferente aconteceu naquela manhã, havia policiais esperando por eles no local da reunião.
Avisadas por um informante, as autoridades prenderam os crentes sob a acusação de “acreditar em Deus”, o que é considerado crime, já que na Coreia do Norte toda religião é vista como ilegal.
A única forma de reverência e adoração suportada no país ditador é quando se refere à família Kim. O líder Kim Jong Un, assim como seus antecessores, pai e avô, exige que os norte-coreanos se prostrem diante de sua presença.
‘Presos por orar e falar de Jesus’
De acordo com a Radio Free Asia (RFA), os 5 cristãos que foram presos em 30 de abril são parentes. Eles se encontravam semanalmente na fazenda que fica na vila de Tongam, nos arredores da cidade de Sunchon, na província de Pyongan do Sul, no centro da Coreia do Norte.
“No local do culto, a polícia apreendeu dezenas de livros bíblicos e levou todos os que estavam ali presentes”, disse um morador da província à RFA sob condição de anonimato por razões de segurança.
Ele disse que um informante avisou a polícia sobre a reunião secreta da manhã de domingo. “A notícia das prisões se espalhou rapidamente por Sunchon”, disse outro morador que testemunhou.
“Eles estavam orando e lendo a Bíblia juntos, enquanto diziam: 'Ó Jesus, Senhor Jesus’. E foi neste momento que foram surpreendidos e presos”, contou.
Conforme a RFA, se as experiências passadas servirem de indicação, é provável que os cristãos serão enviados para campos de trabalho forçado onde deverão cumprir pena.
‘Fiel até a morte’
Ainda de acordo com a RFA, não foi a primeira vez que as autoridades prenderam cristãos em Tongam. As igrejas clandestinas da vila foram invadidas em 1997 e 2005, ocasião em que os cristãos foram enviados para campos de trabalhos forçados.
Tongam já tem um histórico com o cristianismo por ter abrigado uma grande igreja que permaneceu mesmo depois que os japoneses ocuparam a península coreana em 1905 e fizeram do xintoísmo a religião do estado.
“Aquela igreja ficava no sopé da montanha na vila de Tongam”, disse um dos moradores. “Eu sabia disso porque minha mãe me disse que era onde os missionários estiveram antes da libertação do domínio japonês, em 1945”, continuou.
Sunchon tinha duas igrejas católicas e 31 protestantes antes da Península ser libertada do domínio japonês, de acordo com um pastor com experiência em liderar missões na Coreia do Norte, o pior país para quem decide seguir a Cristo.
Apesar da pressão das autoridades, os 5 cristãos capturados se recusaram a renunciar à fé. “Um membro da equipe da agência judicial nos disse que eles não revelaram onde conseguiram suas Bíblias e disseram: Tudo por Jesus, mesmo na morte”, concluiu a testemunha.
Alexandrepfilho Só Jesus Salva Via Guiame Gospel
domingo, 28 de maio de 2023
A PALAVRA DE DEUS
Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". Efésios 5:14
CURIOSIDADES BÍBLICAS
Trecho inédito do Novo Testamento é encontrado em texto de 1.750 anos
Com a ajuda da fotografia ultravioleta, um pesquisador da Academia Austríaca de Ciências descobriu um fragmento de uma tradução inédita do Novo Testamento. O trecho foi encontrado "escondido" em um outro texto bíblico de 1.750 anos. A descoberta traz passagens mais detalhadas do Evangelho segundo Mateus.
Segundo os pesquisadores, há cerca de 1.300 anos, um escriba na Palestina pegou um livro dos Evangelhos traduzido séculos antes em siríaco e o apagou, inscrevendo uma nova tradução, em grego, por cima. Pergaminhos eram escassos no deserto na Idade Média, então manuscritos antigos eram frequentemente apagados e reutilizados. Agora, o medievalista Grigory Kessel conseguiu recuperar o texto original escrito por baixo da nova versão.
Um comunicado da Academia Austríaca de Ciências diz que a descoberta "oferece um portal único para a fase inicial da história da transmissão textual dos Evangelhos". Por exemplo, enquanto o original grego de Mateus capítulo 12, versículo 1 diz: "Naquele tempo, Jesus passou pelas searas no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher espigas e comer", a tradução siríaca diz: "[...] começou a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las". A tradução ainda não foi divulgada na íntegra.
Foi possível ler o texto original ao iluminar os manuscritos com luz ultravioleta. “Esta descoberta prova o quão produtiva e importante pode ser a interação entre tecnologias digitais modernas e pesquisa básica quando se trata de manuscritos medievais”, disse Claudia Rapp, diretora do Instituto de Pesquisa Medieval da Academia Austríaca de Ciências.
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Maioria dos fiéis não servem em suas igrejas, aponta pesquisa
Pesquisa da Lifeway mostra que apesar de apoiar o trabalho voluntário, poucos fiéis realmente colaboram na igreja.
Um relatório, publicado na terça-feira (23), aponta que 86% dos fiéis entrevistados disseram que desejam servir as pessoas, incluindo as de fora da igreja, para promover o Evangelho, mas poucos são os que cumprem.
Segundo a Lifeway Christian Resources, há uma lacuna entre os fiéis que dizem querer participar de um trabalho voluntário e aqueles que de fato o fazem.
O relatório revelou que 66% dos entrevistados admitiram não ter se voluntariado para uma instituição de caridade no ano passado, seja afiliada ou separada de sua igreja.
Segundo o relatório, 30% dos entrevistados afirmaram ter sido voluntários no ano anterior, enquanto 4% não tinham certeza se haviam participado de algum trabalho voluntário. Para efeitos de comparação, a Lifeway citou um relatório do US Census Bureau, que indicou que 23% da população geral dos EUA se voluntariou em uma organização entre setembro de 2020 e setembro de 2021.
Grupos de voluntários
Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway, afirmou em uma declaração incluída no relatório que a pesquisa se concentrou especificamente no voluntariado por meio de grupos, não abrangendo as ações individuais.
“Este estudo não mediu o serviço que os fiéis podem ter feito individualmente para seus vizinhos. Atender a essas necessidades à medida que surgem é uma grande forma de serviço”, disse ele.
“Mas algumas das necessidades mais comuns nas comunidades exigem voluntários trabalhando juntos, algo que a maioria dos fiéis não faz ao longo de um ano.”
A Lifeway obteve seus dados por meio de uma pesquisa realizada com 1.002 frequentadores de igrejas protestantes americanas, entre os dias 19 e 29 de setembro de 2022. A pesquisa possui uma margem de erro de aproximadamente 3,3%.
Faixas etárias
De acordo com a pesquisa, foi constatado que 91% dos fiéis com idades entre 18 e 49 anos expressaram o desejo de servir pessoas que não estão afiliadas à sua igreja, enquanto essa proporção foi de 79% entre os fiéis com mais de 65 anos. No entanto, apesar da menor porcentagem de desejo declarado, 40% dos entrevistados com mais de 65 anos relataram ter participado de trabalho voluntário no ano anterior, tornando esse grupo o mais propenso a se envolver em atividades voluntárias.
Além disso, foi observado que os frequentadores de culto uma a três vezes por mês tinham uma probabilidade maior de não ter se voluntariado no ano anterior em comparação com aqueles que frequentavam quatro ou mais vezes por mês (73% versus 60%).
E ainda: os entrevistados com crenças evangélicas apresentaram uma maior probabilidade de ter se voluntariado no ano anterior em comparação com aqueles que não tinham crenças evangélicas (37% versus 25%).
Segundo a pesquisa, entre os grupos denominacionais cristãos, os luteranos foram os que mais relataram voluntariado em um grupo no último ano (53%), seguidos pelos batistas (29%), membros da Igreja de Cristo e afiliados a igrejas não denominacionais (ambos com 28 %) e metodistas (7%).
Conforme um relatório divulgado pela American Bible Society em novembro passado, os cristãos americanos que possuem um alto engajamento com as Escrituras doaram aproximadamente US$ 145 bilhões para causas de caridade ao longo de 2021.
Alexandrepfilho Gospel Via Guiame Gospel
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Sábado de Ação Social na Avec
Dezenas de famílias foram abençoadas com serviços gratuitos
Um lindo sábado de sol e dezenas de famílias sendo abençoadas aqui na sede da Avec em mais um dia de Ação Social, nesse 27 de maio.
Tivemos a alegria de contar com diversos parceiros e voluntários para esse dia, promovendo serviços gratuitos como isenção de documentos, exame de vista, assessoria jurídica, nutricionista, cadastramento de currículos, cursos gratuitos, tranças e penteados, corte de cabelo, grafite em camisas, aplicação de flúor e recreação infantil.
Essa foi uma edição especial de aniversário da Avec: 41 anos transformando vidas!
sábado, 27 de maio de 2023
UMA PALAVRA DE FÉ ESTUDANDO A BÍBLIA SAGRADA
Ninguém vem ao pai a não ser por mim (estudo bíblico)
O versículo de João 14:6 nos mostra que Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus. Ele é como a chave que nos liga a Deus, nosso Pai celestial.
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
- João 14:6
Neste versículo, Jesus faz quatro afirmações fundamentais sobre Si mesmo:
- Eu sou o caminho: Somente por meio de Jesus podemos ter acesso a Deus. Não existem atalhos ou outras formas de acessarmos o Pai senão através do Filho.
- Eu sou a verdade: Jesus declarou que Ele é a verdade absoluta. Ele é a revelação perfeita de quem Deus é e como devemos viver.
- Eu sou a vida: Ele é a fonte da vida eterna. Jesus veio para nos dar vida abundante e plena, tanto nesta vida terrena quanto na vida futura com Deus.
- Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim: Esta é uma reafirmação a tudo que foi dito. Sem Jesus ninguém poderá chegar ao Pai, pois Ele é o verdadeiro caminho que leva a vida.
O versículo de João 14:6 significa que não podemos alcançar a salvação ou conhecer a plenitude de Deus por nossos próprios esforços, nem através de outras religiões ou filosofias. Somente Jesus, o Filho de Deus, pode nos levar até o Pai.
Mas aqui está o extraordinário: Jesus não exclui ninguém. Ele convida a todos, independentemente de quem sejam, a se aproximarem Dele. Jesus estende Sua graça e amor a todas as pessoas que desejam voltar-se para Ele e receber a salvação.
É importante avaliarmos nosso relacionamento com Jesus. Reconhecê-Lo como o único caminho para Deus e confiarmos em Sua obra redentora na cruz que foi fundamental. Jesus não é apenas um guia espiritual ou um sábio mestre, Ele é o Salvador que nos resgata do pecado e nos reconcilia com Deus.
Que esse versículo nos motive a buscarmos a Jesus, a confiarmos Nele e o seguirmos de todo o coração. Ele deve ser o centro de nossa fé e o alicerce de nossa esperança. Em um mundo confuso, com muitas ideias contraditórias, Jesus permanece como a rocha firme, o único caminho que nos leva até Deus e nos dá vida eterna.
LEIA E APRENDA COM A BÍBLIA SAGRADA
HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR
Mais de 3 bilhões de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus
Neste domingo (28) é o Dia Internacional dos Povos Não Alcançados, quando lembramos das mais de 3,39 bilhões de pessoas que não têm acesso ao Evangelho.
Neste domingo (28) é o Dia Internacional dos Povos Não Alcançados. Enquanto a população global atinge 8 bilhões, um terço do mundo ainda continua sem acesso ao Evangelho.
De acordo com o Joshua Project, uma organização cristã que realiza estudos sobre os não alcançados, 3,39 bilhões de pessoas não conhecem Jesus, o número representa 42,5% da população mundial.
Hoje, há 17.443 grupos de pessoas sem acesso ao Evangelho pelo mundo. No Brasil, há 49 grupos não alcançados.
O que são Povos Não Alcançados?
Em geral, as organizações missionárias definem nações e comunidades como “povos não alcançados” quando menos de 2% da população é cristã e não há Bíblia disponível no idioma local.
De acordo com Marv Newell, missiologista da Missio Nexus, o que torna um grupo de pessoas “não alcançado” é o critério dos “três nãos”. “Estamos falando de lugares onde não há igrejas, nem Bíblia e nem crentes”, pontua.
Os “três nãos” pelas quais alguns grupos de pessoas permanecem não alcançados são:
1. São difíceis de encontrar: Os evangélicos podem negligenciar esses grupos porque eles estão inseridos em uma comunidade maior de pessoas não alcançadas. Os surdos, por exemplo, se enquadram nesta categoria; já que a comunidade “ouvinte” ao redor pode ter acesso ao Evangelho, mas não há Bíblias na língua de sinais local.
2. São cercados pela religião: Da mesma forma, alguns grupos de pessoas permanecem não alcançados porque estão “isolados” pela religião da comunidade. “Eles estão tão isolados em sua experiência religiosa que se contentam com ela, mas não conhecem a verdade do Evangelho”, diz Newell sobre grupos como muçulmanos, hindus e budistas.
3. São difíceis de alcançar: Esses grupos de pessoas permanecem não alcançados devido ao ambiente geográfico ou geopolítico. Em alguns países, “o Evangelho não pode nem mesmo ser mencionado”, diz Newell. “Estamos falando de lugares como Iêmen, Arábia Saudita, Coreia do Norte, Afeganistão”.
Janela 10/40
A maior parte deste grupo está localizada no que é chamado de Janela 10/40, que inclui a maioria dos muçulmanos, hindus e budistas do mundo, especialmente no norte da África, Oriente Médio e Ásia. Estas são também as áreas mais populosas do mundo, segundo a ONU.
Estima-se que 5,27 bilhões de pessoas habitem na Janela 10/40, divididas em aproximadamente 8.868 grupos distintos.
O continente menos alcançado pelo Evangelho é a Ásia, de acordo com o Joshua Project. Em especial, os países do Sul Asiático, como Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.
Em seguida vem o Sudeste Asiático, que compreende Mianmar, Brunei, Camboja, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã e Indonésia.
Campanha “Um terço de nós”
Todos os anos, a Aliança Pelos Não Alcançados lança a campanha “A Third of Us” (“Um Terço de Nós”, em português) para divulgar a causa e conscientizar mais cristãos ao redor do mundo, no Dia Internacional dos Povos Não Alcançados.
Igrejas e famílias podem participar da campanha. O site da “A Third of Us” disponibiliza diversos materiais educativos sobre os não alcançados e sobre maneiras de contribuir na Grande Comissão.
A campanha também promove o Desafio de Oração 1:11, onde cristãos de todo mundo vão se reunir às 13h11 no domingo, para orar pelas pessoas não alcançadas.
Alexandrepfilho Gospel Via Guiame Gospel
JESUS TE AMA
-
SALMOS 64,10 1 Ouve-me, ó Deus, quando faço a minha queixa; protege a minha vida do inimigo ameaçador. 2 Defende-me da conspiraç...
-
O RICO E LAZARO Terça-feira, 03 de março – O chefe da guarda se recusa. Joaquim fica ansioso à espera da noiva. Neusta pede para Ebede-Me...
-
Atenção! Quero comunicar a todos os irmãos e irmãs que a partir de todas as terças-feiras teremos Cultos em seu lar, a partir das 19h, e ta...