Frases Bíblicas - Bíblia

SÓ O SENHOR JESUS SALVA

CURA, LIBERTA E TRANSFORMA VIDAS

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

POSTAGENS MAIS VISITADAS

RELÓGIO

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Em parceria com laboratórios, Missão Calebe realiza exames gratuitos

Após anos de sofrimento, Renilda conseguiu exames de alto custo e encontrou acolhimento com os adventistas


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Mais de 10 mil pessoas estão participando da Missão Calebe na região centro-norte do Espírito Santo. (Foto: Centro de Mídia AES)

A continuidade do atendimento médico é essencial para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. No entanto, a falta de disponibilidade para a realização de exames pode ser um obstáculo significativo para muitos pacientes. Embora não haja dados específicos sobre o número de pessoas que interrompem o atendimento médico devido a essa limitação, um grupo de voluntários da Missão Calebe da Igreja Adventista no Jardim da Infância, em São Gabriel da Palha, Espírito Santo, encontraram parceiros para uma ação social que realizou de mais de 1.500 exames laboratoriais gratuitos. 

Com a colaboração entre três laboratórios, o grupo da Missão Calebe organizou as salas da igreja para os atendimentos e preparou um café da manhã, criando um ambiente aconchegante. Silvana Santos, proprietária de um dos laboratórios, conta que "doar nosso tempo e nossos dons é uma forma de transformar vidas, incluindo a nossa". Os concorrentes viraram parceiros em nome de uma causa maior. "Ao ajudar o próximo, também ajudamos a construir um mundo mais solidário, compassivo e humano, onde podemos deixar 'marcas para sempre', como diz o tema [da Missão Calebe] deste ano". 

Leia também:

Laboratório Almeida, Battisti e Edna Cassaro se unem em ação solidária com a Missão Calebe. Foto: Centro de Mídia AES.

Exames que impactam 

"A presença de três laboratórios particulares destaca a importância de iniciativas como essa para construir uma sociedade mais saudável", disse Felipe Battisti, do Laboratório Battisti. Além dos exames ali realizados, como perfil lipídico, glicemia, hemograma e ureia, outros mais caros foram realizados com desconto de 50%. 

Entre as mais de 100 pessoas que passaram ali a partir das cinco e meia da manhã, Renilda emocionou a muitos com sua história. Após anos lutando contra a depressão e passando de um medicamento e tratamento a outro, conheceu os profissionais adventistas e ali "me senti acolhida", relatou. 

Para melhor prosseguir com seu tratamento era preciso entender seus neurotransmissores e exames foram solicitados, sendo eles de alto custo. Até que, novamente, ela ouviu que os adventistas poderiam ajudá-la e durante a ação social em São Gabriel da Palha, a maioria de seus exames foram realizado gratuitamente e os mais complexos ficaram a preço de custo. A ação também foi destaque na imprensa local.

Em 2024, o grupo de Calebes da Igreja Jardim da Infância se mobilizaram para doações de medula óssea. (Foto: Centro de Mídia AES)
Fonte: Notícias Adventista do Sétimo dia

sábado, 25 de janeiro de 2025

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

QUANDO OS PAIS NÃO ESTÃO BEM EMOCIONALMENTE

 

Quando os pais não estão bem emocionalmente

O estado emocional dos pais influencia o comportamento, o humor e o desempenho acadêmico de seus filhos.


  • Compartilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
emoções
Aprender a gerir emoções e estresse ajudará tonar o lar um lugar seguro e amável. (Foto: Shutterstock)

Na casa dos Gómez a tensão está no ar. Martín chega do trabalho exausto e quase não tem paciência para ouvir as histórias de Mateus, seu filho de seis anos. Clara, por outro lado, está tão preocupada com as contas e as responsabilidades que não tem energia para sentar e ajudar Sofia, de dez anos, com as tarefas de casa. 

Ultimamente, a menina parece mais desmotivada na escola, e Mateus tem estado mais ansioso do que o normal. Ninguém disse nada em voz alta, mas a atmosfera está pesada e as crianças estão sentindo isso. 

Leia também:

Talvez você não se chame Martin ou Clara, mas com certeza experimentou momentos como esse em casa. A realidade é que quando os pais não estão bem emocionalmente, os filhos percebem e refletem em seu comportamento, seu humor e até mesmo em seu desempenho escolar. 

As crianças têm tempo para nos observar 

Às vezes pensamos que as crianças não entendem o que acontece ao seu redor, mas a verdade é que percebem muito mais do que imaginamos. Se os pais estão constantemente estressados, desmotivados ou irritados, os filhos percebem e podem começar a imitar essas emoções. 

Por outro lado, se as crianças crescem em um ambiente onde os pais são calmos, felizes e equilibrados, é mais provável que elas também desenvolvam uma atitude positiva em relação a vida e ao aprendizado. 

Pais felizes, filhos saudáveis 

De que maneira a felicidade dos pais influencia na educação dos filhos? Considerando especificamente esse aspecto, os seguintes benefícios podem ser mencionados: 

  1. Desempenho acadêmico: As crianças que crescem em um lar emocionalmente estável tendem a ter mais concentração na escola, enquanto aqueles que vivem em um ambiente tenso ou cheio de preocupações podem ter dificuldades para se concentrar nos estudos. 
  1. Autoestima e segurança: Uma criança que se sente amada e valorizada em casa terá mais autoconfiança, o que a ajudará a enfrentar os desafios escolares e sociais com mais confiança. 
  1. Habilidades sociais: A maneira como os pais gerenciam suas emoções e conflitos é um modelo direto para os filhos. Se virem seus pais resolvendo problemas com paciência e respeito, aprenderão fazer o mesmo com seus colegas e professores. 
  1.  Bem-estar emocional: As crianças precisam de estabilidade emocional para se desenvolver de forma saudável. Quando o lar é um lugar de constante tensão, elas podem experimentar ansiedade, tristeza ou atém mesmo mudanças em seu comportamento. 

Como melhorar o bem-estar em casa? 

Não se trata de ser pais perfeitos, nem de esconder as dificuldades da vida, mas de aprender a gerir melhor as emoções e o estresse para que o lar continue sendo um lugar seguro e amável. 

A seguir, alguns conselhos para conseguir isso: 

  1. Dedique tempo para você: Não é egoísta cuidar de si mesmo, pelo contrário, um pai que se sente bem terá mais paciência e energia para seus filhos. Às vezes a infelicidade vem da negligência infantil ou de traumas que precisam ser trabalhados com a ajuda de um profissional de saúde mental. 
  1. Ouça seus filhos: Às vezes, tudo que eles precisam é se sentirem vistos e ouvidos. Alguns minutos de conversa sincera podem fazer uma grande diferença em seu bem-estar. 
  1. Aprenda a controlar o estresse: Encontre estratégias que te ajudem a relaxar, seja fazer exercícios, ler, orar ou simplesmente sair para caminhar. 
  1. Procure apoio se precisar: Ninguém tem todas as respostas e não há problema em pedir ajuda se sentir que a situação está sobrecarregando você. Falar com alguém em quem você confia ou com um profissional por fazer toda a diferença. 

O melhor exemplo de amor e felicidade no lar 

Como pais, podemos nos esforçar para ser o melhor modelo para nossos filhos, mas a realidade é que muitas vezes o cansaço, as preocupações e os problemas nos oprimem. No entanto, não estamos sozinhos nessa tarefa. A Bíblia nos lembra que Deus é a fonte de paz e felicidade. 

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28, ARA). Quando colocamos nossas preocupações em Suas mãos e buscamos Sua direção, Ele nos renova e nos dá forças para seguir em frente com amor e paciência. 

Se quisermos um lar onde nossos filhos cresçam seguros, confiantes e felizes, devemos começar cultivando nosso próprio relacionamento com Deus. Quando estamos cheios de Seu amor, podemos transmitir aos nossos filhos a segurança, a paz, e a alegria que só vêm de uma vida em comunhão com Ele. 

Não precisamos ser pais perfeitos, mas pais que dependem de Deus. Que nossos filhos vejam em nós não apenas esforço e dedicação, mas fé, esperança e confiança naquele que prometeu estar conosco a cada passo do caminho. 


Referências:  

Estudio del rol de los padres de familia en la vida emocional de los hijos  
Martínez, D., & Rodríguez, P. (2019). Estudio del rol de los padres de familia en la vida emocional de los hijos
 
Revista de Psicología Educativa, 14(2), 120-134. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/332087708  
 
Vínculos familiares: una clave explicativa de la felicidad  
López, R., & Fernández, M. (2017). Vínculos familiares: una clave explicativa de la felicidad. Psicología y Bienestar, 8(1), 25-39. Recuperado de https://www.academia.edu/35793202  
 
Felicidad y estilos de crianza parental  
Pérez, S., & Gómez, J. (2022). Felicidad y estilos de crianza parental. Revista de Psicología Infantil y Adolescente, 6(3), 55-70. Recuperado de https://generaconocimiento.segob.gob.mx/sites/default/files/document/biblioteca/1113/20230220-felicidad-y-estilos-de-crianza-parental.pdf  

Fonte: Notícias Adventista do Sétimo dia

Alexandrepfilho Gospel  

A PALAVRA DE DEUS

 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? Êxodo 15:11

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

O livro de Isaías alerta: chega de religião!

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 às 09:58
(Foto: FreeBible)
(Foto: FreeBible)

“Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. (Isaías 1.13)

Em hebraico, o nome do livro é “Visão de Isaías”. O livro não tem uma sequência cronológica constante, então uma boa forma de estudá-lo seria por temas ou capítulos.

O primeiro capítulo se resume na seguinte frase: “Chega de Religião!”. Deus está chamando a atenção das pessoas para que se voltem para Ele.

“Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o Senhor tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.” (Isaías 1.2)

Embora essa mensagem tenha sido dada ao povo de Israel, ela ainda serve para nós que fazemos parte do povo de Deus. A nação de Judá estava sendo criticada pelo seu comportamento: decadência em todos os níveis, corrupção moral e religiosa.

Era um tempo de paz e prosperidade, mas as pessoas estavam abandonando Deus. É como se Deus dissesse através de Isaías: Olhem para vocês mesmos! O que pensam que estão fazendo?

E nós? Como estamos nos apresentando como Igreja nesta geração? Que diferença estamos fazendo para o mundo? Há Isaías em nossos dias? Pessoas com coragem suficiente para alertar sobre como os cristãos têm se comportado diante de Deus? Lutamos com a "espada" que é a Palavra ou deixamos que a "religiosidade" tome conta da nossa geração?

Deus não quer nossos “sacrifícios”

“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs...” (Isaías 2.11-13)

O que oferecemos a Deus em vão é inútil. Hoje em dia, o povo está negociando com Deus de outras maneiras, principalmente com seus “sacrifícios financeiros” em busca de um retorno material. Mas o que Deus quer é obediência, vida digna e justa, pessoas purificadas.

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” (Isaías 1.16-17)

Ou seja, o que conta é como agimos “fora da igreja” e não no momento em que estamos em reunião, cantando, orando e ouvindo a Palavra. Só fazer isso é religiosidade. O povo de Israel vivia assim, fazendo sacrifícios, cumprindo leis, mas numa sociedade totalmente corrupta.

Obediência cerimonial não muda ninguém por dentro. Externamente, o povo de Israel parecia estar no caminho certo, mas seus corações estavam frios e vazios. Que esta reflexão nos inspire a trilhar um caminho de transformação, cura e libertação.

“Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Isaías 1.18-19)

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Do beijo divino ao selo de fogo

Alexandrepfilho Gospel  Via Guiame Gospel 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Silas Malafaia: Você quer que o seu futuro tenha maravilhas?

No artigo da Fiel de janeiro, o pastor Silas Malafaia falou sobre a importância de mudar as atitudes para colher o futuro desejado

20/01/2025 Silas Malafaia: Você quer que o seu futuro tenha maravilhas?

É muito comum ouvirmos a expressão “Meu futuro está nas mãos de Deus”. Cuidado com essa frase, porque não significa que você não tem nenhuma responsabilidade sobre ele. O futuro não é só uma questão de soberania de Deus e determinismo. Nós podemos construir um futuro bom.

As nossas boas atitudes no presente, obedecendo a leis e princípios da Bíblia, fazem com que vivamos fatos e acontecimentos bons. Nós também podemos produzir um estilo de vida vitorioso. Por exemplo, o filho que honra pai e mãe, segundo Efésios 6.1-3, terá vida longa na terra. É um estilo de vida que produz bênção. Se plantar amor e bondade, colherá isso na história da sua vida. Portanto, se não está satisfeito com o que está colhendo, mude a sua semeadura para colher coisas boas.

“Se não está satisfeito com o que está colhendo, mude a sua semeadura para colher coisas boas”

Em Josué 3.5, o Senhor manda uma mensagem dizendo assim: “Santificai-vos hoje porque amanhã farei maravilhas”. O futuro é qualquer momento a nossa frente. O que é maravilha? Algo extraordinário, incomum, inusitado e sobrenatural. Quem sabe que o que está faltando para a minha vida e a sua vida é uma vida mais santa? Isto é, mais longe do pecado e mais perto de Deus para que, em um futuro bem próximo, maravilhas se manifestem na nossa vida, na nossa família e na nossa igreja.

Você quer que o seu futuro tenha maravilhas? Então você precisa se santificar hoje para que Deus realize coisas extraordinárias, incomuns e sobrenaturais em sua vida. Viva mais longe do pecado e mais perto de Deus!

SILAS MALAFAIA

Fonte: AVEC

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Números 6:24-2

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 

MENSAGEM ABENÇOADA PARA SUA VIDA

 Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o SENHOR; fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão. Jeremias 30:3

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

Estrutura usada durante o Período do Primeiro Templo é descoberta em Jerusalém

A estrutura de oito cômodos com cerca de 220 metros quadrados é a única conhecida desse tipo e é uma das poucas encontradas em Israel.

Fonte: Guiame, com informações de All Israel NewsAtualizado: sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 às 14:29
A estrutura da era bíblica. (Foto: Reprodução/YouTube/All Israel News)
A estrutura da era bíblica. (Foto: Reprodução/YouTube/All Israel News)

Recentemente, uma estrutura da era bíblica usada durante o Período do Primeiro Templo foi descoberta na encosta leste da Cidade de Davi, em Jerusalém, conforme anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)

De acordo com o portal All Israel News, a estrutura descoberta possui oito salas esculpidas na rocha, onde foram encontrados diversos itens utilizados em rituais religiosos. Entre esses itens estão uma pedra vertical chamada matzeva (frequentemente associada a práticas de adoração), prensas para produzir azeite e vinho usados nos rituais, e uma instalação com um canal de drenagem esculpido na pedra, que possivelmente serviu como base para um altar. Além disso, há várias marcas em forma de “V” no chão, cuja função ainda não foi esclarecida pelos pesquisadores.

Em uma pequena caverna à margem da estrutura, foi descoberto um esconderijo de objetos que datam do século VIII a.C.

Entre os objetos encontrados estão jarros com fragmentos de antigas inscrições em hebraico, pesos utilizados em teares, pequenos amuletos em forma de escaravelho, selos gravados com estampas e pedras de moer que serviam para triturar grãos.

“A estrutura deixou de funcionar durante o século VIII a.C., possivelmente como parte da reforma religiosa do Rei Ezequias”, relatou Eli Shukron, que dirigiu a escavação para o IAA.

E continuou: “De acordo com a Bíblia, Ezequias buscou centralizar a adoração no Templo em Jerusalém, abolindo os locais de rituais espalhados pelo reino. A Bíblia descreve como, durante o período do Primeiro Templo, locais de rituais adicionais que operavam fora do Templo, e dois reis de Judá — Ezequias e Josias — implementaram reformas para eliminar esses locais e concentrar a adoração no Templo”.


Eli Shukron no local. (Foto: Reprodução/YouTube/All Israel News)

A importância da descoberta 

Shukron explicou como eles descobriram que o local datava do século VIII, aproximadamente o período do rei Ezequias:

“Quando começamos a escavar a Cidade de Davi em 2010, descobrimos que o local havia sido selado com aterro do século VIII a.C., indicando que havia caído em desuso durante esse tempo”. 

“A pedra em pé que desenterramos permaneceu em pé em seu lugar original, e os outros cômodos da estrutura também estavam bem preservados”, acrescentou.

Citando o livro de 2 Reis, Shukron destacou que Ezequias é descrito como um rei que “fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que Davi, seu antepassado, havia feito”. 

Além disso, a Bíblia também descreve a luta de  Ezequias contra a idolatria, com o objetivo de concentrar a adoração do povo no templo construído por Salomão. 

Removeu os santuários idólatras, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes de Aserá. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia feito, pois os israelitas queimavam incenso para ela. A serpente de bronze se chamava Neustã. Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois”, 2 Reis‬ ‭18‬:‭4‬-‭5‬.


A estrutura está localizada na Cidade de Davi, em Jerusalém. (Foto: Reprodução/YouTube/All Israel News)

A estrutura descoberta pela equipe de Shukron é a única conhecida desse tipo do período bíblico em Jerusalém e uma das poucas encontradas em Israel. Composta por oito cômodos, ela ocupa aproximadamente 220 metros quadrados.

“Quase 3.000 anos depois, a herança bíblica de Jerusalém continua a ser descoberta na Cidade de Davi e, com o passar do tempo, sua relevância e significado só aumentam, com importância para bilhões, não apenas milhões, ao redor do mundo”, disse Ze'ev Orenstein, diretor de assuntos internos da Cidade de Davi, à Fox News.

"Esta descoberta na Cidade de Davi mais uma vez confirma o vínculo contínuo de mais de 3.000 anos do povo judeu com Jerusalém — não simplesmente como uma questão de fé, mas como um fato — desde os tempos bíblicos até os dias modernos", concluiu.

Alexandrepfilho Gospel  Via Guiame Gospel 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

HORA GOSPEL TUDO PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR

 

O cerco a Israel e a vinda do Messias

O ódio a Israel se soma a vários sinais dos quais somos alertados pelas Escrituras que precisam se cumprir para que o Messias se manifeste.

Fonte: Guiame, Getúlio CidadeAtualizado: quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 às 15:00
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

cerco de Israel por seus inimigos. Embora não seja uma ocorrência moderna, uma vez que Israel sempre esteve cercado de inimigos ao longo de sua história, é algo que apenas aumentará e se intensificará com a proximidade da vinda do Messias.

Essa hostilidade tem origem espiritual e já falamos sobre ela em outros artigos nesta coluna, explicando, por exemplo, a relação entre o espírito de Amaleque e o Hamas. A mesma relação pode ser vista no principado da Pérsia e sua oposição ao povo judeu — revelada no livro de Daniel — com o regime iraniano atual que promete “riscar Israel do mapa”. O antissemitismo crescente pelo mundo não é nada novo e sua origem nunca poderá ser compreendida mediante um exame histórico ou antropológico. É uma questão espiritual e, assim sendo, envolve uma batalha invisível, a mesma a que se referiu o mensageiro Gabriel em sua aparição a Daniel.

O ódio a Israel se soma a vários sinais dos quais somos alertados pelas Escrituras que precisam se cumprir para que o Messias se manifeste, incluindo a aparição do antimessias e seu governo ditatorial sobre as nações, limitado ao período conhecido por Grande Tribulação. O antissemitismo latente no mundo tem o propósito de preparar as nações para a perseguição implacável encabeçada pelo iníquo contra Israel, o que ocorrerá inevitavelmente após a quebra da falsa aliança de paz.

Cerco interminável

O cerco ao povo judeu e a seu território se deu em vários episódios da história como, por exemplo, no cerco dos assírios a Judá e sua capital, Jerusalém, que resultou no exílio babilônico (século VI a.C.); e no grande cerco romano do século I d.C. que culminou com a destruição do segundo Templo e com a grande diáspora que durou até o século XX.

Essa diáspora que dispersou o povo judeu literalmente por todas as nações durou cerca de 1.900 anos. Durante esse tempo, o cerco não foi ao território, pois os judeus estavam dispersos, mas às comunidades judaicas espalhadas pelo mundo. Inúmeros foram os ataques de ordem física e moral, destacando-se episódios de segregação e extermínio como as Cruzadas, nos séculos XI-XIII; os pogroms russos, nos séculos XIX e XX; “A Noite dos Cristais”, as leis de Nuremberg e os guetos, na década de 1930 da Alemanha nazista; e o hediondo Holocausto, durante a Segunda Guerra.

Após o renascimento do Estado novo de Israel, em 1948, seu território foi cercado e atacado diversas vezes por seus inimigos na região, ocasionando diversas guerras como a Guerra de Independência (1948-49), a Guerra dos Seis Dias (1967), a Guerra do Yom Kippur (1973) e as duas guerras do Líbano, entre outros conflitos. Em todas elas, o ataque partiu de povos inimigos a Israel que não aceitam sua existência como nação e insistem em sua aniquilação. Em cada um desses conflitos, as Forças de Defesa de Israel (FDI), fazendo jus ao nome, lograram êxito em defender a nação de seus agressores.

O Anel de Fogo

O cerco a Israel, atualmente, permanece mais ativo do que nunca. A propósito, seu arqui-inimigo, o regime do Irã, tem contra Israel uma estratégia conhecida como Anel de Fogo que consiste em impor ao país diversas frentes de combate a fim de desgastá-lo e enfraquecê-lo para, por fim, derrotá-lo militarmente.

Assim, as FDl se encontram hoje expostas a esse Anel de Fogo, divididas em sete frentes de combate. A frente sul está sendo travada contra o Hamas em Gaza; a frente norte, no Líbano, contra o Hezbollah; a frente leste, na Cisjordânia, contra a Jihad Islâmica; a frente nordeste, contra as milícias xiitas da Síria. Ainda há as frentes contra atores extrafronteiras como os Houthies, no Iêmen, as milícias xiitas do Iraque e, por fim, contra o regime do Irã que sustenta e financia todo o esforço dessas facções terroristas contra Israel, sendo ele mesmo a maior de todas as ameaças.  

É nesse contexto que os ataques terroristas do Hamas, em 7 de outubro de 2023, precisam ser compreendidos, pois fazem parte de uma estratégia muito mais ampla, embora o objetivo seja o mesmo: exterminar o povo judeu. A agressão do 7 de outubro que deu início à atual guerra de Gaza foi um ponto de inflexão não apenas na história de Israel. Suas consequências ainda estão se desdobrando e impactarão as futuras gerações, dentro e fora de Israel, bem como no posicionamento que adotarão as nações em relação àquele país.

O encontro com o Messias

O 7 de outubro apenas reforçou o cerco inimigo que já havia contra Israel. Não apenas isso, mas provavelmente demarcou o início do longo período de guerras e de rumores de guerra que antecede a Grande Tribulação. Na verdade, esses sinais sempre existiram, mas Yeshua advertiu que se tornariam mais intensos com a proximidade de sua volta. Logo, terremotos, pragas (epidemias e pandemias), fome e guerras serão realidades cada vez mais tangíveis e constituem apenas o princípio das dores de parto, à medida que o mundo se aproxima do início da era messiânica.

O cerco a Israel, em todos os sentidos, apenas aumentará. Há inúmeras profecias a respeito disso, de Gênesis a Apocalipse. O antissemitismo disparará entre todas as nações e isso conduzirá ao grande aperto pelo qual, uma vez mais, passará a nação de Israel, diante do tormento e perseguição de seus inimigos. Por outro lado, será exatamente esse cerco e esse aperto que, sob angústia extrema, trará sobre os judeus o quebrantamento do espírito de graça e de súplicas, conforme profetizou Zacarias, o que preparará o remanescente daqueles dias para o encontro com seu Messias.

“E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador e desviará de Jacó as impiedades. Esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados” (Romanos 11:26-27).

Para saber mais, acesse https://www.aoliveiranatural.com.br/2024/10/10/yom-kippur-e-a-guerra-de-israel/  

 

Getúlio Cidade é escritor, tradutor e hebraísta, autor do livro A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas

 do Cristianismo e do blog www.aoliveiranatural.com.br.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Hanukkah e o milagre da luz

Alexandrepfilho Gospel  Via Guiame Gospel 

JESUS TE AMA

OLÁ SEJAM TODOS BEM -VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA